Pisicologia

Páginas: 2 (351 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIDADE 2

Ler páginas 43 a 48 e responder as questões abaixo:

1. Motivação não é um produto acabado; é um processo que se configura a cada momento. Tem um caráter de continuidade, o quesignifica dizer que sempre teremos à nossa frente algo a motivar nos. Mas o que é motivação? Formule sua definição e, depois, volte e compare com o que você estudou no início desta Unidade.

R: Motivaçãosignifica motivo para a ação. Segundo Paul Spector motivação é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos. Motivação envolve direção, intensidade epersistência de um comportamento.

2. Abraham Maslow desenvolveu uma teoria para explicar o que motiva as pessoas. Ele relacionou motivação com as necessidades e concluiu que dentro de cada ser humanoexiste uma hierarquia de cinco necessidades. Quais são elas?

R:
- Fisiológicas: fome, sede, sexo e outras necessidades corporais necessárias à manutenção do equilíbrio do organismo.
- Proteção:sentir-se seguro e protegido, procurar prazer e evitar danos físicos e emocionais.
- Sociais: interagir afetivamente com outras pessoas, ser aceito, dar e receber atenção.
- Estima: duas versões:externa (o desejo de ter o respeito dos outros, a necessidade de status, reconhecimento, atenção, apreciação) e interna (autorrespeito, incluindo sentimentos como confiança, competência, capacidade derealização, independência e liberdade).
- Autorrealização: necessidade de desenvolver competências e realizar o seu potencial.

3. O que significa a hierarquia de necessidades na teoria de Maslow?R: A teoria de Maslow é conhecida com uma das mais importantes dentro da área motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a seremtranspostos. Ele explica ainda que a motivação seja explicada pelas necessidades humanas, sendo que os estímulos levam os indivíduos à ação. Nesse caso, pode ser externo ou interno. Isso nos dá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PISICOLOGIA
  • pisicologia
  • Pisicologia
  • pisicologia
  • pisicologia
  • Pisicologia
  • pisicologia
  • Pisicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!