Resenha: Literatura para quê?

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 26 de junho de 2013
TL 118-C
Camila Lourenço de Souza 145608
Prof. Alexandre Soares
12/05/2013

Resenha: Literatura para quê?

Literatura para quê? é o título da Aula Inaugural de Antoine Compagnon (1950), realizada em novembro de 2006 no renomado Collège de France, durante a inauguração da cátedra “Literatura Francesa Moderna e Contemporânea: história, crítica, teoria”. Literatura para quê, publicado noBrasil em 2009, traz a reflexão sobre os poderes da literatura e a sua permanência e importância no século XXI.

O pequeno volume é dividido em duas partes visíveis. O livro começa com uma breve introdução onde Compagnon se dirige ao administrador do estabelecimento, aos professores e demais presentes. Na segunda parte, o autor se incumbe de responder à interrogação usada como título do texto demaneira clara e expositiva. Para isso, divide seu discurso em duas questões: “Por que e como falar de literatura francesa moderna e contemporânea no século XXI?” (Compagnon, 2009, p. 13)

O autor, que considera o “porquê” mais difícil de explicar, começa respondendo ao “como”. Para isso, exemplifica as duas tradições de estudos literários que se alternaram desde o século XIX na França, passandopelos três termos do subtítulo de sua catédra “história, crítica, teoria”.

Inicia citando Sainte-Beuve, famoso crítico literário, ao falar sobre crítica literária. Segundo Sainte-Beuve, no fim do século XVIII, “ainda só se procurava nas obras [...] exemplos de gosto e esclarecimentos tendo-se em vista teorias clássicas consagradas”, já no início do século XIX “começou-se [...] a contestar asteorias até então reinantes”. É possível averiguar na fala do crítico a oposição entre classicismo e anti-classicismo. Após expor rapida e coerentemente os conceitos da tradição teórica - a literatura como una e própria, presença imediata, valor eterno e universal - e da tradição histórica - a obra como outro, na distância de seu tempo e de seu lugar (p.14) - , o autor fala sobre a sucessão decátedras da literatura francesa. Filologia e história literária, oposição observada nas tradições teórica e histórica, alternam-se no ensino da literatura francesa do Collège de France. Depois de um breve balanço sobre as cátedras da literatura francesa, o autor conclui subjetivamente que a teoria e a história serão as maneiras (o “como”), mas a crítica – quero dizer, o julgamento ou a avaliação –será sua razão de ser (p.19).

Após a sucinta explicação sobre “como” falar de literatura moderna, Compagnon passa para a parte mais extensa e substancial da aula: a elucidação do porquê falar sobre literatura nos dias atuais. De maneira perpiscaz, ele inicia a explanação propondo uma reflexão sobre a utilidade da literatura: “Quais valores a literatura pode criar e transmitir ao mundo atual? Quelugar deve ser o seu no espaço público? Ela é útil para a vida? Por que defender sua presença na escola?” (p. 20)

A literatura, antes considerada de suma importância por Proust e Calvino, tem pouco espaço na nossa sociedade atual. Frente ao novos recursos audiovisuais e digitais, a própria literatura parece duvidar de seus fundamentos. E mesmo que muitos livros ainda sejam publicados, épossível sentir uma crescente indiferença – e por vezes ódio – pela literatura, que é considerada como um fator de “fratura social”. O autor também alerta quanto à vunerabilidade do ensino da lígua literária nas escolas. Ao concluir que a míngua da cultura literária não nos traça, portanto, um futuro possível (p. 23), o autor chega finalmente à questão “Literatura para quê?”.

Para responder a essapergunta, Compagnon desmembra a utilidade e o poder da literatura em quatro explicações complementares. A primeira diz que a literatura, a exemplo do conceito de mimesis de Aristóteles, guia e educa ao mesmo tempo que deleita o leitor. A segunda explicação surgiu no Século das Luzes e compreende a literatura como remédio. Citando Sartre, Compagnon diz que a literatura tem o poder de nos fazer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura para quê? RESENHA
  • Resenha literatura e mundo
  • Resenha Teoria da Literatura
  • Resenha
  • RESENHA SOBRE LITERATURA BRASILEIRA
  • Resenha: A diversidade de conceituação da literatura
  • Resenha do Texto Por que Estudar Literatura?
  • Resenha jornalismo e literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!