GAPAM – Grupo de Apoio à Pais Adotantes de Maringá

7117 palavras 29 páginas
1 INTRODUÇÃO

1.1 Objetivo
O objetivo do presente trabalho é o de descrever os encontros do primeiro GAPAM – Grupo de Apoio à Pais Adotantes de Maringá, que aconteceram no período de agosto e setembro de 2008, totalizando 7 encontros.
Nestes encontros, foram trabalhados temas pertinentes à adoção, como: 1-) Trâmites Legais da adoção; 2-) Família; 3-) Expectativas quanto a adoção; 4-) O momento da Revelação; 5-) A escolha da Criança; 6-) Processo educativo dos filhos; 7-) Comentário dos temas em geral, entrega do certificado e confraternização.

1.2 Justificativa
O GAPAM surgiu com o apoio do Judiciário, com o intuito de mostrar caminhos da adoção, buscando alternativas legais, orientando e fornecendo apoio psicológico nos momentos de dúvidas e angústias. Este Grupo de apoio tem como objetivo promover debates sobre temas pertinentes à adoção e apoiar as famílias adotantes, contribuindo assim com estes pais, trabalhando seus anseios, dúvidas, medos, sentimentos, expectativas, dentre outros.

2 TEMAS TRABALHADOS

2.1 Apresentação do Objetivo do GAPAM e Trâmites Legais na Adoção

2.1.1 Objetivo
O objetivo deste primeiro encontro foi apresentar o GAPAM aos participantes, deixando claro o objetivo e propondo discussões sobre os temas que foram trabalhados.
Neste mesmo encontro, contamos com a presença da Promotora Mônica Louise de Azevedo, que falou sobre os Trâmites legais da adoção; dificuldades em destituir o Pátrio Poder e esclareceu dúvidas dos participantes.

2.1.2 Conteúdos Trabalhados
QUEM SOMOS
O GAPAM é um grupo aberto à participação de pais adotantes, atuando de forma voluntária no desenvolvimento de um trabalho de apoio e incentivo a adoção, orientando as famílias pretendentes sobre temas pertinentes ao assunto, como exemplo, Família, Expectativas, Universalidade, o motivo pelo qual a espera é muito longa, Revelação, dentre outros.
Os encontros foram semanais; as segundas–feiras às 19:30hr e/ou nas quintas – feiras às

Relacionados