Resenha do livro Propaganda é isso ai de Zeca Martins

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – HAB. EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Aluno: Jullyene Maciel de Melo
Disciplina: Redação Publicitária II
Resenha Crítica : MARTINS, Zeca. Propaganda é isso ai: um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo: Futura, 1999.

A mão amiga de todo e/ou sonhador publicitário
A obra de Zeca Martins de 1999,Propaganda é isso ai é sem dúvida nenhuma um guia, uma luz no fim do túnel, para novos anunciantes e futuros publicitários. Com uma linguagem simples, clara e irreverente o autor conduz o leitor para dentro de uma agência publicitária, exemplificando e dando dicas de como as coisas funcionam nesse meio tão encantador que é o mundo da propaganda.
Redator publicitário e graduado em Propaganda eMarketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de São Paulo. Martins possui mais de 30 anos de profissão na área, atuando em planejamento estratégico, criação publicitária e em projetos de marketing direto. Já publicou dois livros de sua autoria que são referências em grandes faculdades nos cursos de Comunicação Social por todo Brasil.
Não é apenas mais um livro entre tantos que falasobre o mesmo e maçante assunto de organização e setores de uma agência. Mas sim um trabalho ousado e objetivo, com uma fala informal e direta ao leitor, quebrando mitos da área, auxiliando a boas escolhas e decisões dos novatos que não possuem experiência e querem desvendar o mundo publicitário e perder a insegurança de administrar seus investimentos comunicacionais.
No início do livro, ZecaMartins faz uma breve volta ao tempo contando a história da publicidade. Segundo ele, a propaganda começa quando uma pessoa oferece (induz) a outra pessoa a adquirir algo, seja um produto ou serviço. Em seguida, ele afirma que historicamente, ninguém conseguiu em tantos anos a soberania da Igreja sobre o mercado como a Igreja Católica, ou melhor, o Vaticano. Relata também Hitler, que no século XX éconsiderado inovador e marcante para a comunicação em massa e que após o término da Segunda Guerra Mundial que inicia a propaganda focada em obter resultados, um grande avanço comercial, industrial e de serviços.
No segundo capítulo, o autor destaca que vender o produto é de fato o objetivo de toda empresa ou instituição, ter uma vantagem sobre o concorrente. Chegando num ponto importantíssimo deuma boa propaganda que é o conhecimento do público alvo ou Sr. Target como ele chama no decorrer do livro. Dando como exemplo o McDonald’s (rede de fast-food) destinado basicamente ao público jovem, perdendo total sentido realizar uma campanha publicitária para a terceira idade. Uma questão de adequação de público, segmentado em categorias de interesse ou target group.
Dando sequência, Martinsfala de dois tipos de comunicação: o primeiro sobre comunicação promocional, que vai dos mais simples produtos aos mais elaborados, que seduz o anunciante até ele adquiri-lo. Dividindo-se em Hard Sell (comerciais apelativos e com informativos exagerados de preços e vantagens do produto) e o Soft Sell (comerciais que fazem do produto a razão de viver do consumidor). E o segundo tipo de comunicação é ainstitucional, que descreve as características da empresa (missão/visão/valores).
Finalizando os comerciais, Zeca Martins fala de moda, ou melhor, de marketing. Ele ainda ironiza “nem todo mundo sabe o que é, mas todo mundo usa”. Resumidamente, marketing nada mais é, que, prever o todo e qualquer tipo comportamento do Sr. Target ou público alvo como preferirem. Entrando no tão conhecido 4P’s,muito utilizado nos cursos de Comunição Social, Martins cita-os um a um – O Produto que é um benefício que nos é oferecido, seja ele o que for; Preço é a soma do custo mais o lucro; O Ponto de venda tem que estar ao alcance do consumidor, no seu termo técnico é distribuição; E para fechar e redirecionar todos os outros P’s entra a Propaganda, que de forma eficiente atinge uma grande proporção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha Propaganda é isso ai V2
  • Resenha Propaganda Isso Ai
  • Resenha livro Ei! Tem alguém aí?
  • resenha do livro direção de arte em propaganda
  • Propaganda é isso ai
  • resenha critica do livro O QUE É SOCIOLOGIA Carlos Benedito Martins
  • Resenha livro “o que é sociologia”
  • Resenha Crítica do Livro " O que é Literatura" de Maria Helena Martins

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!