Estratégias Semióticas da Publicidade - Capítulo "A Análise Sígnica das Mercadorias" (LÚCIA SANTAELLA e WINFIRED NÖTH) / A Retórica - Capítulo "O Que É A Retórica?" (MICHEL MEYER)

388 palavras 2 páginas
SANTAELLA, Lúcia & NÖTH, Winfired. A análise sígnica das mercadorias. In: SANTAELLA, Lúcia & NÖTH, Winfired. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010. Pp. 39-50 (p. 277-292)

A analogia de Saussure entre a linguística e a economia política é de que ambas as ciências estão preocupadas com um sistema de equivalência entre coisas de ordens diferentes: numa, um trabalho e um salário; noutra, um significado e um significante. Para Bühler, a troca de mercadorias é uma contraparte da circulação de signos. Já Henri Lefebvre, procurando interpretar a natureza sígnica das mercadorias, tomando como referência o modelo saussuriano do signo linguístico, descreveu “o mundo das mercadorias como constitutivo de um sistema de signos, uma linguagem, um campo semiótico”. Rossi-Landi descreveu o mercado como um sistema semiótico de equivalências e diferenças: a mercadoria é um significante não-verbal de uma mensagem cujo único significado encontra-se no seu valor de troca. Baudrillard restringiu o termo mercadoria a objetos econômicos na medida em que são considerados do ponto de vista de seu valor de troca.

MEYER, Michel. O que é a retórica? In: MEYER, M. A retórica. São Paulo: Ática, 2007. Pp. 19-33 (p. 277-292)

A retórica, ao longo da história, tem tido diferentes abordagens quanto a sua definição, mas em qualquer uma delas, o discurso e a comunicação tem um papel importante. Para Platão, a retórica é a manipulação do orador por parte do auditório (páthos). Na definição de Quintiliano, a retórica “é a arte de bem falar” (éthos). E para Aristóteles, a retórica é a exposição de argumentos do orador, que visam convencer o auditório (lógos). Então pode-se dizer que esse processo de comunicação se sustenta em um tripé, formado pelo páthos, éthos e logos. Num conceito atual, a retórica é definida como a negociação da diferença entre os indivíduos sobre uma questão dada. A grande diferença entre a argumentação deve-se ao fato

Relacionados