Resenha do livro noites brancas - dostoieviski

Páginas: 3 (572 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Resenha Noites Brancas



O presente livro conta a história de um personagem (e que é narrador ao mesmo tempo) ao qual não foi mencionado nome algum e que mora numa pensão em São Petersburgo, naRússia. Ele vivia solitário e era um transeunte que observava as pessoas que andavam pelas ruas de São Petersburgo. Criava amizades imaginárias com casas e nunca dialogava alguém. Apesar disso,notava-se nele uma certa compaixão por essas pessoas que ele não conhecia. Isso, em minha opinião, é uma crítica ao atual sistema social em que vivemos principalmente nas grandes cidades. O modo de vidaindividualista que o capitalismo impregnou nas pessoas faz com que as mesmas não se compadecem pelos outros; portanto, pessoas como o personagem solitário descrito no livro tornam-se cada vez maisfrequente em nosso meio.

O mesmo personagem, num dia qualquer, ultrapassa as muralhas da cidade e vai em direção ao campo. Lá, ele sente um modo de vida totalmente diferente da cidade. Lá, as pessoascumprimentavam-no. Ele sentiu um estranho contentamento, como nunca havia sentido antes. Percebe-se um forte bucolismo nessa parte do livro. O campo, por ter um modo de vida mais tranquilo e por teruma menor parte da população, gera um maior conhecimento entre seus moradores que o existente nas cidades. O campo, apesar de ter uma menor infraestrutura que a existente nas cidades, não tem tantapoluição, violência, individualismo e a vida agitada como na cidade. Seria bom se o modo de vida simples existente no campo fosse transferido para a cidade. Talvez, desse modo, menos casos de depressão eaté de suicídio iriam acontecer. Mas, infelizmente, é algo totalmente utópico de acontecer, em minha opinião.

Nesse mesmo dia em que ele foi ao campo, a noite ele retorna a cidade e, numacasualidade, encontra e dialoga com Nastenka, uma jovem mulher. Ele fica extasiado com a ocasião, pois, como já foi comentado, ele era uma pessoa solitária e com pessoa alguma conversava. Eles tem sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha livro nove noites
  • Resenha do livro a branca de neve
  • Noites Brancas
  • Apresentação livro: noite de primavera
  • Síntese do livro as mil e uma noites
  • Branca de Neve Tabela Livro
  • Livro Das Mil E Uma Noites Vol
  • Livro-Branca de neve tem que morrer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!