Category killer

Páginas: 12 (2795 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
1.0 - Características do Category Killler

1.1 - Conceito
Podemos classificar como Category Killers um produto, serviço, marca ou empresa que possui uma vantagem competitiva sustentável e distinta que é quase impossível para as empresas concorrentes operarem de forma rentável na categoria em causa. São empresas que apresentam o sortimento mais amplo e dominante em categorias específicas deproduto. O termo esta fortemente ligado à cadeias de lojas varejistas que se especializam numa única espécie de mercadoria, estocada em grande quantidade e variedade e vendida com desconto. As Category Killers têm este nome porque oferecem um sortimento tão amplo de produtos de determinada categoria a um preço tão baixo que torna-se muito difícil a sobrevivência de concorrentes de porte menor. Alémdisto, são muito bem posicionadas e atraem o consumidor que busca solução completa a um tipo de necessidade. São vários os exemplos como grandes lojas temáticas especializadas em determinado ramo que são também chamadas de âncoras em shoppings.

Também conhecido como category specialist são empresas que apresentam o sortimento mais amplo e dominante em categorias específicas de produto, compreços baixos. São representantes entre os produtores e os consumidores finais, tendo com grandes players mundiais, Ikea , Wall Mart , Leroy Merlin , Toys ‘R’ us com layouts das lojas lembram um deposito de armazenagem de produtos.

1.2 - Perspectivas futuras
Expansão mundial encontra dificuldades como, alto custo de embarque dos produtos, regras regionais restritas quanto a desconto, tendo problemaem conseguir espaços nos grandes centros cada vez mais escasso e dispendioso.

Self Check Out, prática comum nos estados unidos, é uma tendência dos category killers, os clientes saem mais rápido da loja, além de liberar mão de obra que, ao invés de esta no caixa pode estar auxiliando os clientes a encontrar oque eles realmente precisam com mais facilidade. Apesar do custo elevado, estudosindicam que uma maquina de self check out pode se pagar em um ano. Onde o aglomerado de category killers ,chamado de power center, que oferece ao consumidor uma variedade de caterory killers no mesmo local.
1.3 - Contraponto entre category killers
Não é necessariamente um category killer precisa de espaços maiores que do que 5.000m² a 7.000 m², podemos citar como exemplo as lojas shoemart nasFilipinas.
Relação atacadista distribuidor:
Gertz e Baptista (1998) afirmam que os varejistas ao estilo “category killers”, Mais do que serem varejistas que compram de atacadistas e colocam suas margens de preços, essas redes passaram a representar o elo entre os produtores e os consumidores finais. Assim, elas se tornam o canal, ou criam um novo formato varejista.

1.4 - Vantagem competitiva
Comofertas atrativas e sistema de fidelização a organização ofertam o máximo dos produtos da mesma categoria, incluindo as ultimas novidades, e ancorados nas mais recentes tecnologias em TI, muitos category killers tem seus sistemas de pedidos integrados aos fornecedores, aprimorando a gestão da cadeia de suprimentos, permitindo uma maior eficiência na entrega.

Geralmente oferecem facilidades paraos clientes como estacionamento amplo, design das lojas facilitam o cliente a encontrar o que desejam devido a praticidade e estão abocanhando a fatia de mercado das lojas de departamento devido a preço mais atraente e maior gama de produtos.

Case
1.5 - TOK&STOK
A Tok&stok iniciou quando Régis e Ghislaine Dubrule, recém chegados da França, tiveram grande dificuldade de encontrarmóveis com design arrojado, bons preços e serviço de entrega rápida. Eles perceberam nesta dificuldade um grande nicho de mercado, propondo assim a criação da Tok&Stok. O nome escolhido faz referência a proposta da empresa que é disponibilizar recursos com um bom desing (tok) e disponibilidade do produto em estoque para retirada imediata (stok).
A inauguração da primeira loja ocorreu em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • killer
  • Serial killer
  • serial killer
  • Seriais Killers
  • Serial killer
  • Serial Killers
  • Serial Killers
  • SPREE KILLER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!