Resenha critia meninos de pijama listrado

261 palavras 2 páginas
Resenha Critica
O menino do pijama listrado conta a história de Bruno, filho de um graduado oficial alemão que durante a segunda guerra mundial sai com a família do conforto de seu lar em Berlim para viver próximo a um campo de concentração.
Durante toda a narrativa o jovem, de apenas nove anos, desconhece os horrores da guerra tampouco sabendo quem são aquelas pessoas que vê da janela de sua casa e que estão do outro lado da cerca, todos de pijamas listrados.
Sem amigos e desgostoso com o novo lar, Bruno parte para explorar o local e inicia uma amizade com um menino da mesma idade, nascido no mesmo dia, porém judeu. Envoltos por realidades bem distintas, Bruno é pura inocência, tendo no pai um exemplo de disciplina e respeito. Já seu amigo de pijama não pode dizer o mesmo, estando a cada dia visivelmente mais magro e “cinza”.
A amizade, porém, ocupa os dias de Bruno e durante os encontros na cerca, cada um do seu lado, eles esquecem de seus problemas e insatisfações. É uma amizade sincera, sem interesses, despreocupada.
Trata-se de verdadeira fábula, onde são mitigadas as mazelas e a crueldade da grande guerra. No entanto, a sutileza nos detalhes e a inteligência do texto, escrito de forma simples. não consigo entender como Bruno possa desconhecer por completo quem são aquelas pessoas. Seu pai, na condição de oficial militar, deveria ter falado no assunto. No entanto, ao contrário disso, todas as pessoas que cercam o rapaz o mantém inocente, como se a guerra não

Relacionados

  • Resenha do filme o bom desafio
    551 palavras | 3 páginas
  • Os 100 Maiores Misterios Do Mun Stephen J
    112929 palavras | 452 páginas