Remuneração estratégica

Páginas: 10 (2472 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

Aline do Amaral

Prof. Marcelo Campos Silveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD1701) – Administração de Recursos Humanos
27/06/08

RESUMO

Fala-se em remuneração estratégica, remuneração por competência / habilidades e remuneração variável. São algumas das soluções lógicas e claras para se enfrentar os problemas queas empresas têm, frente a um ambiente de extrema competição e de resultados positivos mandatórios. É o caminho lógico através do qual o principal diferencial competitivo da atualidade, as pessoas, se comprometerá automaticamente, pensamos nós, com os objetivos corporativos e de cada unidade de negócio, transformando-os em uma maravilhosa realidade.

Palavras-chave: Remuneração; Salário;Benefícios.

1 INTRODUÇÃO

Só faz sentido falar em remuneração estratégica se a empresa tiver uma estratégia bem definida de negócios. As políticas de administração da remuneração seguem as estratégias dos negócios. Se a empresa tiver uma estratégia de negócios, a definição de uma estratégia em remuneração fica fácil.
 
Infelizmente, a realidade que vemos nas empresas é outra, muitasvezes os comportamentos esperados não se tornam efetivos após a implantação de práticas de remuneração modernas. Vemos Planos de Participação nos Resultados em que comportamentos óbvios, simplesmente não acontecem na prática. Mas como isto pode acontecer? Se as pessoas adotando o comportamento esperado, como por exemplo, a redução do nível de retrabalho terá uma remuneração maior? Qual a razão ouas razões para não acontecer o esperado?
O mundo dos negócios de hoje e, principalmente, o mundo da gestão de pessoas, já nos demonstrou claramente que não há verdade absoluta. Desta forma ouvimos com freqüência – a área de Recursos Humanos já era, deve atuar como consultor interno - Algumas empresas estão aplicando esta fórmula, outras mantém e até reforçam a estrutura tradicional, e ambascom bons resultados. Ouvimos ainda - estrutura organizacional tradicional já morreu – Muitas empresas vêm trabalhando com estrutura matricial, alocando as pessoas nos diversos projetos, outras ainda funcionam com o organograma tradicional, e vão muito bem obrigados.

2 SISTEMA DE REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

O sistema de remuneração estratégica é uma combinação equilibrada de diferentesformas de remuneração. A multiplicidade de modelos de remuneração tem crescido devido à necessidade de encontrar maneiras criativas de aumentar o vinculo entre as empresas e seus funcionários. As formas básicas, entretanto, mantêm-se as mesmas e podem ser classificadas em oito grandes grupos:

Remuneração funcional: ou tradicional, é determinada pela função (cargo) e ajustada ao mercado. Essetipo de remuneração é o mais tradicional que existe. Mantém-se ainda como o modelo mais popular em uso, onde empresas que a utilizam tendem ao conservadorismo.

2.1 SALÁRIO INDIRETO

Compreende benefícios e outras vantagens. A grande tendência nesse caso é a flexibilidade dos benefícios. Na forma mais tradicional, os benefícios variam de acordo com o nível hierárquico. Já na formaflexibilizada, cada colaborador escolhe o “pacote” de benefícios de acordo com suas necessidades e preferências, com base nas alternativas disponíveis. Essa forma maximiza o investimento em benefícios, proporcionando uma alocação mais racional de recursos e um aumento de valor percebido pelo colaborador.

2.2 REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Difere da remuneração por habilidades quanto ao objeto:enquanto a remuneração por habilidades é geralmente aplicada no nível operacional, a remuneração por competências é mais adequada aos demais níveis da organização. Pode tornar-se forma obrigatória para empresas que operam em ambientes muito competitivos e para as quais a capacidade de inovação é fator crítico de sucesso.

2.3 REMUNERAÇÃO POR RESULTADOS

Combina um programa de bônus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração estrategica
  • Remuneração Estratégica
  • Remuneração estrategica
  • remuneração estrategica
  • Remuneração Estratégica
  • remuneração estratégica
  • Remuneração estrategica
  • Remuneração estrategica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!