Relatos de memórias

3731 palavras 15 páginas
RELATOS DE MEMÓRIAS: Um diálogo sobre a vida cotidiana do índio e o contexto social envolvente1
Luan Moraes dos Santos
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo descrever fatos rotineiros da comunidade indígena Xukuru-Kariri da Mata da Cafurna (Palmeira dos Índios-AL) em contextos sociais da sociedade envolvente decorrentes do processo de assimilação da cultura dos não índios. Portanto, parte dos conceitos de memória e história oral, tendo como fontes metodológicas principais, relatos colhidos durante pesquisa de campo vinculada ao Grupo de Estudos da História Indígena de Alagoas, da UNEAL. Pretende-se analisar de que forma o cotidiano da comunidade indígena vem se relacionando com o desenvolvimento do Município de Palmeira dos Índios. A pesquisa é fundamentada em pressupostos teóricos de Carrara, Le Goff, Peixoto, Silva e Silva Júnior. Este estudo contribui com a discussão sobre o cotidiano indígena na aldeia frente ao processo de demarcação territorial que tramita na justiça e ocupa o centro das discussões na cidade de Palmeira dos Índios.
Palavras-chave: Relatos. Memória. Cotidiano.

Notas introdutórias: a necessidade de situar a pesquisa

Quando propomos no título a ideia de relatos de memórias, é porque pretendemos formular discussões quanto ao que podemos absorver dos relatos deixados pelos membros anciãos da comunidade indígena. Contudo, na maioria das vezes o que nos é apresentado como relato oral deve ser questionado, pois não representa a lembrança da comunidade e, como tal, traduz a ótica de uma pessoa ou de um grupo restrito.
Os fatos aqui relatados são, em sua maioria, fragmentos do cotidiano da comunidade que vive na Aldeia Indígena Mata da Cafurna, localizada a 6 km do centro da cidade de Palmeira dos índios - AL. As terras nas quais se formou a Aldeia foram retomadas em 01/12/1979, segundo consta no relatório preliminar feito pelo
Antropólogo Douglas Carrara2. Depois da retomada a população da aldeia se abrigou embaixo de uma Jaqueira, que

Relacionados