A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA, A RECOSNTITUIÇÃO DO PASSADO E O RELATO DOS ACONTECIMENTOS NÃO SERÃO SEMPRE IDENTICOS EM TODOS OS TEMPOS E EM TODOS OS LUGARES

3549 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
EMEIEF CIDADE TAKASAKI

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Marli Simões de M. A. da Silva
Girlane Gomes Dutra da Silva
Alessandra Figueiredo

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.

SANTO ANDRÉ
Abril/2013

INTRODUÇÃO
Será realizado um pequeno levantamento sobre a origem da educação escolar no Brasil tendo como base a ação jesuítica como parte do movimento da contrarreforma católica, seguida por uma linha cronológica dos principais colégios fundados no Brasil colônia, império, primeira e segunda república. Sendo este trabalho finalizado com a apresentação da EMEIEF Cidade Takasaki localizada na Cidade de Santo André.
. . . . .
A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA, A RECOSNTITUIÇÃO DO PASSADO E O RELATO DOS ACONTECIMENTOS NÃO SERÃO SEMPRE IDENTICOS EM TODOS OS TEMPOS E EM TODOS OS LUGARES

Com certeza somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da vivência com outras pessoas, outros grupos vamos assim produzindo cultura. Cabe a nós a preservação da memória histórica vivenciada pelos nossos antepassados, procurando compreender os fatos ocorridos e trazendo um novo sentido à nossa existência nesse mundo através das experiências vividas. Essa busca da compreensão da cultura adquirida com o tempo, com a convivência, com o espaço no qual estamos inseridos, faz com que valorizamos as nossas raízes e buscamos novos meios de nos relacionarmos perante a sociedade na qual vivemos. Nós estamos em constantes transformações, a herança cultural transmitida pelos antepassados estabelecem assim projetos de mudanças.

Relacionados