relatorio organica

Páginas: 8 (1807 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA



Determinação do ponto de fusão.
















Março – 2013

Introdução
A temperatura de ebulição de um líquido é a temperatura na qual a pressão de vapor do liquido se iguala a pressão da atmosfera acima dele. Por essa razão os pontos de ebulição dos líquidos são dependentes da pressão, e os pontos de ebulição são sempre reportados comoocorrendo a uma pressão particular.
Ao passar do estado liquido para o estado gasoso, as moléculas individuais (ou íons) da substancias devem se separar. Por causa disso, podemos entender por que os compostos orgânicos iônicos frequentemente se decompõem antes de entrar em ebulição.
As substancias orgânicas geralmente possui temperatura de ebulição, e é influenciada por dois fatores: o tipo deinteração intermolecular e o tamanho da molécula.
Quanto maior for o tamanho da molécula, maior será sua temperatura de ebulição.  Devido o tipo de ligação entre seus átomos constituintes enquanto os compostos orgânicos são frequentemente covalentes ou moleculares. Outros fatores são o tamanho das moléculas e as interações intermoleculares (Dipolo instantâneo-dipolo induzido < dipolo-dipoloinduzido < dipolo-dipolo < íon-dipolo < ligação de hidrogênio) que cada um possui. Quanto mais intensas as atrações intermoleculares, maiores os seus ponto de fusão e ebulição, pois demandará maior energia térmica para mudança de estado e quanto maior for o tamanho de uma molécula, maior será a sua superfície, o que propicia um maior número de interações com as moléculas vizinhas, acarretandotemperatura de fusão e ebulição maiores.
Em geral, os compostos orgânicos apolares possuem baixas temperaturas de fusão e ebulição. Já os polares possuem temperaturas de ebulição superiores aos apolares.
Algumas misturas possuem conduta semelhante as substancias puras quanto a sua temperatura de ebulição ou fusão ,apesar de ser formada por compostos distinto.elas são classificada em misturasAzeotrópica: Se comportam como se fossem substâncias puras em relação à ebulição, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da ebulição
O processo de destilação consiste em um processo físico de separação de misturas por diferença de temperatura de ebulição onde é caracterizada por uma dupla mudança de estado físico na qual a vaporização de um líquido por aquecimento seguida da condensaçãopermite que o vapor ao entrar em contato com uma superfície fria se condense e não seja perdido na atmosfera, onde o mesmo é recolhimento num frasco apropriado.
As destilações podem ser de dois tipos simples e fracionados. A destilação simples consiste em um processo muito comum na separação de líquidos, que permite a separação de uma substância da outra que possuam uma diferença na temperaturade ebulição ou também na separação de líquidos e sólidos. A técnica consiste na vaporização por aquecimento, seguida da condensação do vapor formado. A mistura é colocada no balão de fundo redondo que é aquecido, fazendo com que o líquido de menor temperatura de ebulição seja vaporizado e em seguida condensado no tubo de destilação, retornando a líquido que é coletado em um frasco apropriado. Estemétodo de destilação é um dos mais simples é utilizado na fabricação de aguardente.
A destilação fracionada é um método utilizado quando os componentes da mistura têm temperaturas de ebulição próximas. Esta é usada para a separação de dois ou mais líquidos de diferentes pontos de ebulição, o qual contém uma coluna de fracionamento, que consiste essencialmente de um longo tubo vertical com sulcospresentes criando obstáculos para o vapor, na qual as substâncias mais voláteis têm maior facilidade na passagem pela coluna de fracionamento, separando-os dos elementos menos voláteis, que ficam presos nos sulcos. Uma coluna de fracionamento é projetada para fornecer uma série contínua de condensações parciais de vapor e vaporizações parciais do condensado e seu efeito é realmente similar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatório organica
  • RELATORIO DE ORGANICA
  • Relatório Orgânica
  • Relatorio de Organica
  • Relatorio de organica
  • Relatório organica
  • Relatorio organica
  • Relatório de organica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!