Pre historia

Páginas: 13 (3083 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2013


UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CAMPUS CAMPINA GRANDE
CENTRO CEDUC
CURSO DE GRADUAÇÃO HISTÓRIA
ALLIFE FILIPE DA SILVA
ANA KELLY TOMAZ DA SILVA
ALBÉRIO GOMES DO NASCIMENTO
BIAGIO ÍTALO RIBEIRO GRISI PAIVA





AS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS
NO
PALEOLITICO






CAMPINA GRANDE – PB
2012AS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NO PALEOLITICO










Trabalho apresentado como exigência de avaliação correspondente a 1° unidade do componente curricular Pré-História do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual da Paraíba.


Orientador(a): Matusalém Alves Oliveira






CAMPINA GRANDE – PB2012

1 SILVA, Állife Fillipe, aluno do curso de história licenciatura na UEPB
2 SILVA,Ana Kelly, , aluno do curso de história licenciatura na UEPB
3 NASCIMENTO, Álberio Gomes, advogado, aluno do curso de história licenciatura na UEPB
4 PAIVA, Biagio Ítalo Ribeiro Grisi, aluno do curso de história licenciatura na UEPB


Resumo
O período Paleolítico é o primeiro e o mais extenso período queconhecemos da história da humanidade. Com o desenvolvimento da mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos, armas, suas técnicas e meios de subsistência. O homem nesse período era inicialmente conseguido através da caça de animais e coleta de frutos silvestres, Para isto utilizou ferramentas, lascas depedras ou ossos. Porém, neste período o desenvolvimento adquirido é lento, gradual, e isto é observado, no início, no fato de uma única ferramenta ser utilizada para diversos feitos; e serem provenientes de lascas de pedras. A sobrevivência e defesa foram necessidades que contribuíram para o enriquecimento do seu desenvolvimento intelectual, cultural e tecnológico, em sua adaptação às hostilidades domeio ambiente. Desenvolveram também uma vida social, suas atitudes e hábitos, a vida em família, em grupos e a participação coletiva, neste período introduziram cerimônias religiosas, aperfeiçoou a arte, o artesanato. Passaram a construir casas e abrigos, fazer agasalhos, descobriram também o fogo e inventaram os meios de comunicação um com os outros. Neste período surgem às primeiras espécies dogênero Homo, antepassados do homem moderno. Entretanto na busca da sobrevivência as transformações culturais são elementos primordiais para mostrar como foi esse período, de agora em diante veremos o paleolítico dividido em partes para percebermos as mudanças tecnológicas ocorridas em cada período.


Palavras chaves: produção, instrumentos, Descoberta do fogo, utilização do osso.As Transformações Culturais no Paleolítico
Durante os tempos primitivos não ouve a intenção e nem foi pensado um modo inteligente de guardar fatos dos nossos ancestrais. Esse período chamado pré-história é retratado graças ao modo de vida, subsistência e sobrevivência dos tais, o período paleolítico foi dividido em três partes denominados paleolítico inferior, médio esuperior, nos quais passaram em uma era glacial na terra com intervalos de climas temperados conhecidos como interglacial(clima parecido com os de hoje)
Nesse caso os homens desse período usavam técnicas para desenvolver seus instrumentos, lascava a pedra até conseguir o necessário para um instrumento. Eles escolhiam uma pedra com superfície plana, onde dai por diante com um martelo de pedragolpeava a superfície ,abaixo da pedra(denominado de ponto de impacto) então é formando neste lugar uma saliência (bulbo de percussão) ao lado desta saliência, apresenta uma marca (marca bulbar),tipos de fraturas feitas na pedra graças ao impacto do martelo de pedra, então exatamente nesta região é onde sai as lascas para o seu aperfeiçoamento como instrumento cortante. Após esse processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré- história
  • pre historia
  • pre historia
  • A pré história
  • pré historia
  • PRÉ-HISTÓRIA
  • pre historia
  • Pre historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!