Relatorio de Organica

Páginas: 7 (1571 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014





DOCENTE:
Fabiana A Marques
DISCIPLINA:
Química Orgânica Experimental
ACADÊMICOS:
Angélica Alves de Oliveira
Andressa Silva de Faria
Marcelo Assis da Silva



EXTRAÇAO E PURIFICAÇAO DE CAFEINA



CERES 28-08-2014



INTRODUÇAO

A cafeína e um produto consumido regularmente por bilhões de pessoas em todo o mundo, uma vez que são poucos os indivíduos que nãoconsomem bebidas como café, chá,chocolate ou refrigerantes conhecidos como colas. O produto cafeína È um derivado da xantina (1,3,7 trimetilxantina), classificada como estimulante do sistema nervoso central. É o ingrediente ativo do café, representando uma substancia ligeiramente aditiva que esta presente em varios alimentos sendo considerado o alcalóide mais conhecido no mundo. De acordo comShreve & Brink (1997, p. 684), em cada ano produzem-se no mundo mais de 13.600 toneladas de cafeína, fazendo parte da composição de mais de 60 espécies de plantas.
A cafeína pertence à família química dos alcalóides e entre os vários existentes na natureza encontram-se as metil-xantinas. A fórmula molecular da cafeína é C8H10N4O2 e o seu peso molecular é de 194,19. Os diferentes constituintessão Carbono, Hidrogénio, Azoto e Oxigénio. A cafeína apresenta um ponto de fusão de 238º C (460 F) e caracteriza-se por ser um pó branco, cristalino e com sabor amargo. A cafeína não é a única espécie presente no chá, também contém celulose, (solúvel em água e diclorometano), os taninos (solúveis em água) e certo tipo de pigmentos, pigmentos flavonóides e clorofila (solúvel em diclorometano)responsáveis pela cor do chá. 
A cafeína comporta-se como uma base fraca, pois seus sais dissociam-se facilmente na água. Os métodos de dosagem baseiamse em operações fundamentais: de extração, purificação, caracterização e dosagem propriamente dita. As técnicas usadas nos métodos quantitativos devem destruí-las por completo.









PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e reagentes.*Erva mate;
*Carbonato de cálcio;
*Diclorometano;
*Tolurno;
*Sulfato de sódio;
*Balança de precisão;
*Sistema de destilação simples ( balão de 100 ml);
*Sistema de filtração a vácuo(bomba funil e buchnere kitassato);
*Proveta de 100ml;
*Funil de separação;
*Béquer de 10ml e 150ml;
*Termômetro;
*Suporte universal;*Anel com garra para funil de separação;
*Manta de aquecimento;
*Pipeta graduada de 10ml;
*Erlenmyer de 500ml;
*Funil simples;
*Espátula;
*Bastão de vidro;
*Peras;
*Pontos de fusão;








METODOLOGIA


Neste experimento foi realizada a extração da cafeína de uma determinada matriz, usando água quente contendo carbonato de cálcio. A cafeína foi extraída da fase aquosa comdiclorometano. Com a evaporação do solvente obtém-se a cafeína impura. A purificação da cafeína obtida foi feita através da técnica de recristalização, utilizando tolueno e éter de petróleo como solventes.
Procedimentos experimentais
Primeiramente adicionou-se 100 mL de água destilada em um erlenmeyer de 250 mL em seguida acrescentou 15,0g de chá preto e 7,0 g de carbonato de cálcio (CaCO3).Ferveu-se a mistura com agitação ocasional por 20 minutos, logo após filtrou-se a mistura quente em um sistema a vácuo. Resfriou a mistura em uma banho de água (gelada) ate atingir a temperatura de 18°C.
Posteriormente, transferiu-se o filtrado para um funil de separação e extraiu-se a cafeína, através da extração líquido-líquido, com quatro porções de 20 mL diclorometano agitando suavementepara evitar a formação de emulsão. Em seguida juntou-se os 3 extratos em um balão de 100 ml já previamente pesado do sistema de destilação simples. Destilou-se o solvente até se obter um volume de 5 a 7 ml no balão, transferiu-se o concentrado para um balão de 10 ml previamente pesado, evaporou o restante do solvente uma manta de aquecimento até obter secura. Pesou o resíduo da cafeína bruta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatório organica
  • RELATORIO DE ORGANICA
  • Relatório Orgânica
  • Relatorio de organica
  • Relatório organica
  • Relatorio organica
  • Relatório de organica
  • relatorio organica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!