Relatorio de Fisica1

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


ENGENHARIA MECÂNICA
2ªSERIE A



MEDIDAS E ERROS




FÍSICA 1
Profº. :




Matão - SP
2014
sumário



1. RESUMO.

1º - através das medições realizadas nas peças de alumínio, foram feitos cálculos para identificar erros do instrumento de medição, calculando o desvio relativo edesvio percentual relativo dos valores de medição.
2º - foi calculado o volume das peças efeitos os cálculos de desvio relativo de volume e desvio percentual de volume.
3º - foi calculada a massa das peças e feitos os cálculos de desvio relativo da massa e desvio percentual da massa.
4º - foi calculada a densidade das peças e feitos os cálculos de desvio relativo da densidade, desvio percentual da densidade e densidade média.
Fórmulas utilizadas para cálculos:
Volume = V = (áreada base) .altura ou V = a . b . c
O desvio relativo do volume será D=
Densidade é a relação de massa pelo volume.
O desvio relativo da densidade será D=

2. OBJETIVOS.

Conhecer um paquímetro, fazer a medição das arestas de um bloco de alumínio e apartir das medidas efetuadas discutir erros de medidas. Encontrar o volume e a densidade da peça medida e determinar a programação de erros,utilizando os valores encontrados.

3. INTRODUÇÃO.

No experimento de física, sobre os erros e medidas, o tema abordado de forma mais ampla é sobre o processo de medição de três blocos de alumínio distintos através de um paquímetro e balança de precisão, para encontrar através de cálculos o desvio relativo e desvio percentual relativo, desvio relativo de volume e desvio percentual de volume,desvio relativo da massa e desvio percentual da massa, desvio relativo da densidade, desvio percentual da densidade e densidade média.


4. PARTE EXPERIMENTAL.

4.1. O principal objetivo desse experimento foi que a partir de medidas efetuadas em três blocos de alumínio distintos, iniciássemos uma discussão através de cálculos de volume, massa e densidade encontrando seus desvios relativos epercentuais, levando em consideração os erros dos instrumentos utilizados.
4.2. Inicialmente, a equipe efetuou as medições solicitadas no roteiro de experimento sobre “ Erros e Medidas”, em três blocos de alumínio distintos com um paquímetro universal (erro de 0,02mm) e balança de precisão (erro de 0,019 g) e após as medições das arestas dos blocos, calculamos o erro de cada medida do paquímetro.4.3. Calculamos o desvio relativo e desvio percentual de cada medida anotando cada resultado em seu respectivo campo conforme descrito neste relatório no capítulo de resultados e discussão.
4.4. Calculamos o volume, o desvio relativo do volume e desvio percentual de volume de cada bloco de alumínio anotando cada resultado em seu respectivo campo conforme descrito neste relatório no capítulo deresultados e discussão.
4.5. Calculamos a massa levando em consideração o erro da balança de 0,019g, o desvio relativo da massa e desvio percentual da massa de cada bloco de alumínio anotando cada resultado em seu respectivo campo conforme descrito neste relatório no capítulo de resultados e discussão.
4.6. Calculamos a densidade, o desvio relativo da densidade, desvio percentual da densidade e adensidade média de cada bloco de alumínio anotando cada resultado em seu respectivo campo conforme descrito neste relatório no capítulo de resultados e discussão.
4.7. Comparamos o valor obtido com o valor real da densidade do alumínio.
Ρ= 2,6989±0,0001(g/cm3)
4.8. Determinamos o desvio estatístico de cada medida da densidade em comparação com o valor real.





5. RESULTADOS EDISCUSSÃO.

5.1 Medições e cálculos
1. Meça as dimensões das peças de alumínio utilizando um paquímetro.


Peça 1
Peça 2
Peça 3
Lado 1 (L1)
29,96mm
29,98mm
35,00mm
Lado 2 (L2)
34,96mm
45,04mm
45,02mm
Lado 3 (L3)
44,96mm
40,02mm
42,60mm

Qual o erro de cada medida utilizando o paquímetro?
ERRO DO PAQUIMETRO = 0,02mm

2. Calcule o desvio relativo.


Peça 1
Peça 2
Peça 3...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio fisica1
  • Relatorio de fisica1 MRU
  • Fisica1
  • Fisica1
  • Fisica1
  • fisica1
  • Fisica1
  • Fisica1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!