Relat RioEletrostatica

1655 palavras 7 páginas
Relatório de Física Experimental III
Eletrostática

Março de 2015
Rio de Janeiro
1 – Resumo O relatório realizado visa à obtenção do procedimento experimental para a determinação de contornos equipotenciais e magnitude e direção do vetor Campo Elétrico em determinados pontos. Com uma montagem estipulada de eletrodos distintos em uma cuba eletrolítica e aparelhos apropriados para efetuarmos medições, tivemos condições de atingir o objetivo visado com certo conhecimento de Física e ferramentas matemáticas apropriadas para a obtenção de resultados calculados.

2 – Objetivos O objetivo desse experimento é de demonstrar visualmente a existência das linhas de força através do mapeamento de campo elétrico gerado pela produção de uma tensão com um gerador de Van der Graaf excitando eletrodos de formatos diferentes, interpretando o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes configuração das linhas de forças entre eletrodos de formatos diferentes e Interpretar o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes. Ulteriormente Identificar e descrever uma blindagem para o campo elétrico.

3 – Introdução Os efeitos elétricos que ocorrem nas proximidades de cargas elétricas são associados à existência de um campo elétrico local a qual interage com a carga de prova. O campo elétrico em ponto do espaço é uma grandeza vetorial a qual é definido por um vetor força por unidade de carga positiva daquele ponto; além disso, o vetor campo elétrico é tangente ás linhas de força e tem o mesmo sentido das mesmas. Sua equação é dada por:
Eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso, ou que estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos que de alguma forma se tornam carregados de carga elétrica, ou eletrizados.
Segundo o princípio da conservação da carga elétrica, num sistema eletricamente

Relacionados