Relat rio de Fisica IV Manometria

1005 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS UNILESTE-MG CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA - CEQ

MANOMETRIA

Discentes: Flávia Souza Pio Gabryelle Linhares Pena Lorena Kelly Corrêia Marcela Cota
Docente: Geraldo Thimoteo

CORONEL FABRICIANO - MG
JUNHO DE 2014

1. INTRODUÇÃO

Os manômetros são instrumentos de medida que permitem determinar uma diferença de pressão entre dois pontos num escoamento de um determinado fluido. Como se sabe este diferencial de pressão é medido pelo desnível de alturas do líquido existente no manômetro (líquido manométrico) nos dois pontos do mesmo.
Esta equação relaciona as pressões aplicadas nos ramos de uma coluna de medição altura de coluna do líquido deslocado. A equação apresenta-se como a expressão matemática resultante dessa relação.

P1 + (h1 . δ) = P2 + (h2 . δ) ∴ P1 - P2 = δ . (h2 - h1)
Figura 1: Equação Manométrica.

O manômetro de Bourdon é uma das soluções mais comum e frequentemente utilizadas para medição de pressão, foi patenteado em 1852 por E. Bourdon, consiste em um tubo com seção oval, que poderá estar disposto em forma de “C”, espiral ou helicoidal, tem uma de suas extremidades fechada, estando a outra aberta à pressão a ser medida. O princípio do funcionamento desse tipo de manômetro é baseado na alteração da curvatura originada num tubo de secção elíptica pela pressão exercida no seu interior. Com a pressão agindo em seu interior, o tubo tende a tomar uma seção circular resultando um movimento em sua extremidade fechada. Esse movimento através de engrenagens é transmitido a um ponteiro que irá indicar uma medida de pressão em uma escala graduada.
Piezômetro são instrumento muito simples, consistindo de um tubo vertical de vidro ou outro material transparente. Basta medirmos a diferença de altura e conhecermos a massa específica do fluido

Relacionados