Documentpart2

372 palavras 2 páginas
A doença

Hiperparatireoidismo Nutricional Secundário ou Osteodistrofia Fibrosa, ou também conhecido como “Doença Cara Inchada”, é um distúrbio relacionado ao manejo nutricional errado em equinos, e ocorre devido ao aumento da liberação do hormônio PTH (paratormônio), o qual atua retirando cálcio dos ossos e liberando-o para a corrente sanguínea. A Osteodistrofia Fibrosa é uma afecção metabólica relacionada ao sistema locomotor, pois constitui um problema de repercussão óssea, caracterizada por osteopenia (diminuição da densidade mineral óssea) devido a uma exacerbada reabsorção óssea, causada pela deficiência de cálcio (Ca), podendo ser resultante de uma deficiência primária ou secundária, levando à substituição do tecido fibroso e à formação de cistos.

Causas
As causas da enfermidade podem ser primária por deficiência de cálcio na dieta que provoca uma menor absorção deste na corrente sanguínea, diminuindo os níveis e a relação Ca:P. O excesso de fósforo na dieta também causará o desequilíbrio na relação Ca:P. Este excesso de P normalmente está ligado ao consumo excessivo de grãos de milho ou farelo de trigo. Outra causa no desencadeamento da osteodistrofia fibrosa primária é a ingestão de oxalato presente nas pastagens. Secundariamente, a “cara inchada” pode ser devido a uma deficiência de vitamina D, pois ela é necessária para a absorção do Ca pelo organismo. Esta deficiência é muito comum em animais estabulados, devido à baixa irradiação solar UV na pele. Em fêmeas, é frequente ocorrer alterações no equilíbrio Ca:P, principalmente no terço final da gestação e início da lactação.

Sintomas
Os sintomas da enfermidade são menos evidentes nos animais adultos em relação aos animais mais jovens. Os ossos apresentam um aspecto “mole”, por causa da perda da matriz óssea, ficam tumefeitos e deformados proporcionando o aspecto de “cara inchada”. Devido a essas deformações, podem ocorrer obstruções da passagem nasal, resultando em um ruído das vias aéreas superiores.

Relacionados