Relatório bioquimica

Páginas: 10 (2266 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014




Relatório de aula prática nº 1
Titulação de aminoácidos e estudo do efeito tampão


















Titulação de Aminoácidos e Estudo do Efeito-Tampão

Areane Zanluchi, Bianca Tavares, Luisa Machado, Pedro Guedes, Thamyres Guedes
Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil
A partir dos conhecimentos sobre titulação de aminoácidos eestudo do efeito-tampão, nesta aula prática objetivou-se determinar os valores de pK das soluções de aminoácidos (Glicina e Ácido glutâmico) através de titulação, construir as curvas de titulação para cada um dos aminoácidos, manusear e compreender o funcionamento de um medidor de pH e, por fim, estudar o efeito tamponante de misturas contendo proporções e concentrações diferentes de um ácido fraco esua base conjugada.
Introdução
Na bioquímica, aminoácidos é um termo para referir aminoácidos alfa, com uma função amino (NH3+) e carboxila (COO-) ligadas ao mesmo carbono. Esse carbono central também está ligado a um grupamento lateral variável (R), como representado abaixo:

A presença do grupamento amina e carboxila no propicia um caráter anfótero aos aminoácidos emsolução aquosa, ou seja, possuindo um comportamento de ácido ou base. Sendo assim, os grupos podem sofrer protonações e deprotonações, dependendo do pH da solução em que se encontram. A medição do pH é feita por um aparelho denominado pHmetro. Sucintamente, O pHmetro ou medidor de pH é um aparelho usado para medição de pH. Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. O aparelho écalibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciado em cada solução de calibração

Pode-se estudar a dissociação dos prótons de um aminoácido em solução utilizando uma curva de titulação e observando a variação do pH do meio, realizada nessa prática. A titulação de um aminoácido consiste na remoção gradual de prótons adicionando uma base (no caso, utilizada o NaOH) e a curva sendoresultado dos valores de pH em função do volume de base adicionado. Com essa curva, são revelados os valores de pKa que são formas de expressão das constantes de dissociação do Ka. Cada aminoácido apresentará uma curva específica, já que esta depende das interações intermoleculares que o compõem. Logo no início da curva observa-se que os grupos dos aminoácidos carboxilíco e amina estãocompletamente ácidos, com pH baixo. Com a titulação o grupo carboxílico começa a liberar prótons e durante essa liberação há um ponto onde a concentração desse doador de prótons é igual à concentração do íon dipolar desse aminoácido, ponto de inflexão, correspondente a pH igual a pK (medidor da tendência de ceder prótons) do grupo ácido que não está sendo titulado. O ponto onde se observa o fim da liberaçãode prótons por parte do carboxilíco é o ponto isoelétrico, pI, esse ponto possui um pH caraterístico, onde o aminoácido é um íon dipolar, ou seja, a carga total é igual a zero. Com a continuação da titulação, o próton do grupo NH3 + será liberado. Também se observa um ponto de inflexão nessa segunda parte da curva de titulação.
Nesta prática também foi testada a capacidades tamponante demisturas contendo proporções e concentrações diferentes de um ácido fraco e sua base conjugada, medindo assim a capacidade da solução resistir a variações de pH.

Materiais e Métodos
Reagentes:
Soluções –padrão para calibração do medidor de pH
1º experimento – medir a capacidade de tamponamento
Solução de ácido acético 0,2M
Solução de acetato de sódio 0,2M
Solução de NaOH 0,5M
Águadestilada
2º experimento – titulação da glicina
Solução de glicina 0,02 M
Solução de NaOH 0,5 M
3º experimento – titulação do ácido glutâmico
Soluçãode ácido glutâmico 0,02 M
Solução de NaOH 0,5 M
Procedimentos:
1º experimento – medir a capacidade de tamponamento
Em quatro bécheres foram adicionados os volumes indicados das soluções de ácido acético, acetato de sódio e água:
Bécher
Ácido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de bioquimica
  • relatorios de bioquimica
  • Relatorio de bioquimica
  • Relatório de bioquímica
  • Relatório bioquímica
  • Relatório de bioquimica
  • Relatorio de bioquimica
  • relatorio bioquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!