Relacionamento interpessoal

Páginas: 19 (4709 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014


CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL E AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Resumo da obra “Relacionamento Interpessoal – Como preservar o sujeito coletivo, de Maria do Carmo Nacif de Carvalho”

3.1 Inteligência Física – QF
A inteligência física do corpo é um tipo de inteligência um tanto quanto “automática”. Geralmente nem estamos conscientes dela, mas basta pensar nos processos automáticos do nossocorpo, como respiração, toda a circulação do sangue, nosso sistema imunológico, dentre outros.
A ciência tenta avançar cada vez mais no controle da relação entre o corpo, a mente e os sentimentos.

3.2 Inteligência Mental – QI
É a inteligência mais conhecida e avaliada, por mais que hoje seja considerada demasiadamente estreita e limitada. É a capacidade de analisar, raciocinar, pensar,entender as coisas.

3.3 Inteligência Emocional – QE
É muito abrangente, incluindo o autoconhecimento, a sensibilidade social, a empatia e a capacidade de comunicação. Inclui também reconhecer nossas fraquezas e respeitar as diferenças. É cada vez mais chave para o sucesso pessoal e profissional no mundo de hoje.

3.4 Inteligência Espiritual – QS
É reconhecidamente e merecidamente a maisimportante, sendo fundamental para a orientação das outras três.
É também a mais pessoal e íntima; diferente em cada ser humano e que aparece unicamente nos seres humanos. É a visão que temos sobre o mundo à nossa volta; é como entendemos as coisas; como definimos o que somos; é nossa base para ser do jeito que somos.
Ela que controla nossas crenças, nossos valores, que delimita em que acreditamose até onde acreditamos em algo, sendo portanto, base para todas as outras.
Com base no conhecimento sobre as quatro inteligências fundamentais, podemos relacionar elas com partes de nós, com nossas necessidades e atributos:

Pessoa integral
Quatro necessidades
Quatro inteligências
Quatro atributos
Corpo
Viver
Inteligência física (QF)
Disciplina
Mente
Aprender
Inteligência mental(QI)
Visão
Coração
Amar
Inteligência emocional (QE)
Paixão
Espírito
Deixar um legado
Inteligência espiritual (QS)
Consciência

Visão – Inteligência Mental
A visão demonstra sua importância como inteligência mental ao ser considerada como “ver o futuro com os olhos da mente”. Isso envolve o ato de pensar, planejar algo, antes de executá-lo. Uma vez que tudo o que foi criado, de certaforma, foi pensado, encontramos então a essencialidade da visão como inteligência mental.
Essa forma de inteligência também inclui uma auto avaliação, uma visão voltada para si mesmo, procurando o desenvolvimento próprio. Para isso, inicialmente é importante perguntar: a visão inclui minha energia, meu talento especial? Implica um sentimento de vocação, uma causa que mereça meu empenho e minhadedicação?

Disciplina – Inteligência Física
A disciplina vem como complemento à visão, significando empenhar-se o suficiente para realizar tal visão. É ela que define a realidade e a aceita, por mais conformista que seja tal pensamento. É aceitar fatos inflexíveis, aceitar as coisas como elas são.
Implica em guardar o prazer de hoje para buscar o que desejamos ao final. Isso leva em conta o controledas emoções do momento, para manter o foco nos nossos princípios e objetivos.



Paixão – Inteligência Emocional
Manifesta-se como empolgação, entusiasmo, um “fogo interior”. É ela que nos faz persistir mesmo quando tudo está para desabar. Para criarmos a paixão, precisamos estar conectados aos nossos talentos e propósitos de vida, de modo que a verdadeira paixão só surge quando nossostalentos são colocados em atuação, aliados à coragem.

Consciência – Inteligência Espiritual
Apesar da diversidade sobre a qual pode ocorrer, a consciência se revela em um conjunto de equidade, respeito e contribuição, que são atemporais e não sofrem influencia cultural.
Gandhi nos alertou sobre sete coisas que podem ser destrutivas, representando fins com meios sem princípios ou valores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relacionamento Interpessoal
  • Relacionamento Interpessoal
  • Relacionamento Interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento Interpessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!