reino monera

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 2 de janeiro de 2014
Lixo
Lixo é tudo que já não tem utilidade e é jogado fora. É qualquer material sólido originado em trabalho doméstico industriais, e que é eliminado.
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como conseqüência liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais. Esse fenômeno é uma dasconsequências do aumento populacional nas cidades, da intensificação do modelo consumista, do uso de produtos descartáveis, além do modismo, pois existe uma “necessidade” de se adquirir objetos mais modernos.
Nosso país é responsável por uma produção de lixo diária de 240.000 toneladas. O aumento dessa produção deve-se a uma gama de fatores: crescimento do poder aquisitivo, grande consumo deprodutos industrializados.
Na maioria das vezes, o destino do lixo são os lixões: grandes terrenos afastados dos grandes centros urbanos, onde o lixo é depositado a céu aberto, sem uma pré-seleção de materiais recicláveis e orgânicos. Esse tipo de deposito é com certeza prejudicial à natureza, pois todo terreno e uma grande área a sua volta ficam poluídas.
Quando o lixo é depositado sem nenhumamedida de proteção ao meio ambiente ou a saúde pública o resultado é o intenso mau cheiro e a disseminação de doenças graves transmitidas por moscas, mosquitos, baratas e ratos além da contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas.
Lixão: Área onde se localiza o depósito, originado pela simples descarga de resíduos sobre o solo sem que se leve em conta os cuidados com o meioambiente ou saúde pública.
Saída mais usada para a eliminação do lixo doméstico atualmente no Brasil são os aterros sanitários. Porém com o acúmulo desse material nos aterros, ocorre a fermentação da matéria e como consequências desse processo, dois subprodutos surgem: o chorume e o gás metano.
ATERRO SANITÁRIO: Processo fundamentado em técnicas de engenharia e em normas técnicas que permite oaterramento, com solo, dos resíduos sólidos de forma adequada. A técnica conta com a impermeabilização do solo, com argila e lona plástica para evitar infiltração dos líquidos percolados, no solo. Os líquidos percolados são captados (drenados) através de tubulações e escoados para lagoa de tratamento. Para evitar o excesso de águas de chuva, são colocados tubos ao redor do aterro. Os gases liberados sãocaptados e queimados ou ainda utilizados como fonte de energia (aterros energéticos).
ATERRO CONTROLADO: Técnica que utiliza o método de compor uma camada de material inerte sobre os resíduos sólidos depositados no solo.
De menor impacto, oferece menores riscos à saúde pública.
Pode comprometer as águas subterrâneas e o solo. Na maioria das vezes, não tem tratamento para o chorume ou para ogás.
INCINERAÇÃO: Processo de decomposição térmica, onde há redução de volume, superior a 90% e de peso, superior a 75%.

Na falta de espaço, uma opção é incinerar os resíduos, diminuindo seu volume drasticamente, para então dispô-los em aterro. Há a diminuição da periculosidade dos resíduos, com a eliminação da matéria orgânica .

Eficiente do ponto de vista sanitário, portanto as preocupaçõesse voltam para os resultantes poluidores do ar e pela utilização de fornos de custo alto. Atualmente, o tratamento de gases vem se sofisticando, perseguindo a meta de emissão zero.

No Japão há cerca de 100 modelos diferentes de incineradores, que variam conforme as finalidades e quantidades - as comunidades próximas às instalações costumam participar ativamente das decisões sobre a suaimplantação e operação.
COMPOSTAGEM: Processo que permite a deposição de resíduos orgânicos domésticos como aduba de plantações. Retira o material orgânico do volume produzido de resíduos e melhora a qualidade dos solos para as culturas. A técnica abrange todos os diferentes tipos de matéria orgânica. No Brasil são gerados cerca de 240 mil toneladas de lixo anualmente,sendo que 59% deste lixo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reino Monera
  • Reino Monera
  • Reino monera
  • reino monera
  • Reino Monera
  • Reino monera
  • Reino Monera
  • Reino monera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!