Reino Monera

Páginas: 2 (497 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
MONERA
INTRODUÇÃO
O Reino Monera reune organismos procariontes, unicelulares que vivem em colônias ou não, de vida livre ou parasita, autótrofos ou heterótrofos.
Estes seres vivos demonstram umgrande potencial biológico, apesar de possuirem uma estrutura e organização celular rudimentar. Podem viver em todos os tipos de ambientes, seja terrestre, aéreo ou aquático.
Pertencem a este reinosbactérias e as algas azuis (cianobactérias)


O REINO
O Reino Monera é o mais primitivo de todos e compreende os micro-organismos:  bactérias, arqueobatérias e cianobactérias. Todos os serespertencentes a esse reino são procariontes (que não possuem membrana nuclear, a carioteca, dividindo seu material genético), aliás, este é o único reino existente que se classifica como procarionte, todosos outros são eucariontes (possuem membrana que divide a célula).
Os micro-organismos do reino monera são unicelulares. Podem também ser anaeróbios (que não utilizam o oxigênio como fonte de produçãode energia); ou aeróbicos (que precisam do oxigênio para produção de energia, nesse caso, conhecida como ATP). Esses seres podem ainda ser classificados como autotróficos (que fazem fotossíntese ouquimiossíntese, não necessitando se alimentar de matéria orgânica) ou heterotróficos (que precisam se alimentar de matéria orgânica).
A célula dos pertencentes ao reino tem presença de parede celular,composta pela substância química mureína. E algumas bactérias além de ter membrana plasmática e parede celular, possuem uma cápsula que lhe fornece mais resistência.
Sua estrutura de locomoção contémcílios e flagelos. Os cílios servirão tanto para locomoção como formam uma espécie de ponte, a pili, que serve para trocar material genético quando ocorre reprodução sexuada, no caso conjugação.CARACTERISTICAS DAS BACTERIAS:
 Possuem apenas um DNA que formará cromossomo circular.
 Um pedaço do DNA da bactéria, o plasmídeo, serve pra trocar com outras bactérias genes que são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reino Monera
  • Reino Monera
  • Reino monera
  • reino monera
  • Reino Monera
  • Reino monera
  • reino monera
  • Reino Monera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!