Reino Monera

Páginas: 8 (1764 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
Reino Monera
As evidências evolutivas demonstram que os organismos procariontes primitivos representam os ancestrais de todas as formas de vida conhecidas em nosso planeta. Além da ausência do envoltório nuclear, condição básica de todo procarionte, as células dos Monera não possuem organelas membranosas, como o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, as mitocôndrias ou oscloroplastos. Apesar de apresentarem uma simplicidade na organização celular, os representantes do reino Monera demonstram um grande potencial biológico, podendo ser encontrados em todos os tipos de ambientes do planeta, sejam terrestres, aquáticos ou aéreos.
O Reino Monera é atualmente dividido em dois ramos distintos: a divisão Schizomycophyta, que compreende as bactérias, e a divisão Cyanophyta,que compreende as algas azuis ou cianofíceas (cianobactérias).
DIVISÃO SCHIZOMYCOPHYTA (Bactérias)
Morfologia bacteriana
As bactérias são microorganismos de tamanho oscilando entre 1 e 5 mícrons. Podem viver isoladas ou formar colônias sem divisão de trabalho. A forma das bactérias é bastante variada: esférica (cocos), bastonetes (bacilos), espiralada (espirilo), vírgula (vibrião) e outras.ocos são bactérias de forma arredondada, cujo tamanho, em geral, situa-se entre 1 e 5 micra de diâmetro. Apresentam-se isoladas ou formando colônias. Segundo a quantidade de bactérias e sua disposição, as colônias são classificadas em:
Diplococos - colônia de dois cocos;
Tétrade - colônia de quatro cocos;
Sarcina- colônia cúbica de oito ou mais cocos;
Estreptococos- colônia de cocos emfileira;
Pneumococos- colônia de dois cocos em forma de chama de vela;
Estafilococos- colônia de cocos dispostos em cacho;
Gonococos- colônia de dois cocos reniformes (em forma de rim).
Bacilos São bactérias em forma de bastonete, que medem, em regra, de 1 a 15 micra.

Espirilos São bactérias que têm a forma de um bastonete recurvado. Os espirilos propriamente ditos, formam filamentoshelicoidais.

Vibrião vibriões, como o Vibrio cholerae, causador da cólera, são bactérias curtas, com espirais incompletas, e têm a forma de vírgula.


Estrutura bacteriana

As bactérias apresentam um envoltório externo à membrana plasmática denominado de parede bacteriana, que é permeável, relativamente rígida e espessa. Este envoltório é responsável pela forma característica de cada bactéria. Éo que difere da parede celulósica das células vegetais. Além da parede celular, algumas bactérias podem apresentar uma outra camada mais externa de espessura e composição química variada denominada de cápsula gelatinosa. Esta cápsula tem consistência mucosa e provavelmente relaciona-se com a função de adesão e com os mecanismos de defesa bacteriana, pois a maioria das bactérias patogênicas apossui, e os leucócitos fagocitários têm mais dificuldade de destruir este tipo de bactéria. Muitas bactérias possuem mobilidade graças aos movimentos executados pelos seusflagelos. Estes filamentos protéicos ligados à membrana e à parede celular podem distribuir-se por toda a superfície da célula ou concentrar-se apenas nos pólos. Já as fímbrias encontradas em algumas bactérias caracterizam-se porserem mais curtas, mais finas e muito mais numerosas. As fímbrias
têm a função de permitir a fixação das bactérias entre si ou a outros tipos de células. A membrana plasmática das bactérias é de constituição lipoprotéica e reveste o citoplasma. É possível surgirem invaginações da membrana plasmática, formando um complexo denominado de mesossomo. Tais invaginações aumentam a superfície da membrana eacumulam enzimas respiratórias, assumindo, portanto, a tarefa das mitocôndrias na respiração celular. O citoplasma bacteriano é um colóide formado por água, proteínas, íons e diversos outros tipos de moléculas. Em seu interior, não se observam organelas membranosas e, sim, pequenos vacúolos e numerosos grânulos de ribossomos responsáveis pela síntese de proteína. Mergulhado no interior do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reino Monera
  • Reino monera
  • reino monera
  • Reino Monera
  • Reino monera
  • reino monera
  • Reino Monera
  • Reino monera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!