Recursos humanos

Páginas: 8 (1913 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014


Atividade Estruturada

Gestão de Recursos

Humanos


Disciplina:
Recrutamento e Seleção
Professor:
Priscile Bernadini
Termo:
Primeiro
Título do Trabalho:
O subsistema de provisão de recursos humanos
Ano/Semestre:
2014




OURINHOS
2014
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE OURINHOS


RECURSOS HUMANOS




KARINA CHAVES


O Subsistema de provisão de recursos humanosO Subsistema de provisão de recursos humanos, apresentado a Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos, com a exigência parcial á aprovação na Disciplina Recrutamento e Seleção.
Professora: Priscile Bernardini





OURINHOS
2014
O Subsistema de Provisão de Recursos HumanosO subsistema funciona como uma porta de entrada que traz a vida, a inteligência, a motivação e a competência para dentro da organização. É o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. Nesse subsistema três tópicos principais são abordados: o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas. Focalizaremos a organização como sistema aberto,onde ingressam vários tipos de recursos e do qual saem produtos. Mas as restrições são variadas, indo desde as limitações sobre o preço dos produtos ou serviços até a demanda de pessoal, etc.
Toda organização opera dentro de um ambiente juntamente com outras organizações. Nesse ambiente, a organização coloca os resultados provenientes de suas operações, os resíduos dessas operações,resultados provenientes da aplicação específica de recursos financeiros, resultados específicos da aplicação de recursos mercadológicos, além de certa quantidade de pessoas que se desligam da organização por vários motivos.
O mercado apresenta três aspectos importantes como:
1. Uma dimensão de espaço: envolvendo uma área física, geográfica ou territorial.

2. Uma dimensão detempo e de época: em épocas diferentes um mesmo mercado pode apresentar características diferentes.

3. Uma dimensão de oferta e de procura: cada mercado caracteriza-se pela oferta e disponibilidade de algo. Se a oferta é maior do que a procura, trata-se de algo fácil de ser obtido. Se a procura é maior do que a oferta, então a situação se inverte e trata-se de algo difícil se ser obtido e passa ahaver concorrência entre os compradores ou entre aqueles que precisam de algo.

Em termos de provisão ou suprimento de recursos humanos, existem dois tipos de mercado bem distintos, porém, estreitamente entrelaçados e inter-relacionados: o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é constituído pelas ofertas de trabalhoou de emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época. Assim, envolve uma dimensão de espaço e de tempo. É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego. O mercado de trabalho pode ser segmentado por setores de atividades ou por categorias ou por tamanhos ou ainda por regiões. Cada um desses segmentos tem suas características próprias.Como pontos de referência, tomamos a seguir três possíveis situações do mercado de trabalho:
1. Oferta maior do que a procura: situação em que ocorre acentuada disponibilidade de emprego.
2. Oferta equivalente á procura: situação de relativo equilíbrio entre o volume de ofertas de emprego e o volume de candidatos para preenchê-las, ou seja, de procuras de emprego.
3. Ofertamenor que a procura: situação em que há pouquíssima disponibilidade de ofertas de empregos por parte das organizações no mercado de trabalho.
O ambiente organizacional também pode ser focalizado sob o ponto de vista dos candidatos, isto é, o outro lado da mesma moeda: o mercado de recursos humanos.

Mercado de Recursos Humanos

O mercado de recursos humanos é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recursos humanos
  • Recursos humano
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recurso humano
  • Recursos humanos
  • recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!