recompensando Pessoas

Páginas: 8 (1847 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2013
Recompensando Pessoas


FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas
São Paulo – SP
2013
O processo de Recompensar
Antes de tudo, é importante saber o que significa recompensa. A palavra RECOMPENSA significa uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém.
Por sua vez o processo de recompensar pessoas compreende 3 formas:
1 - Remuneração
2 - Programas de incentivo3 - Benefícios e serviços
Os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e motivação dos funcionários da organização, tendo em vista de um lado os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado os objetivos individuais a serem satisfeitos.
Se por um lado a recompensa visa incentivar as contribuições das pessoas aos objetivos e àlucratividade da organização, por outro lado, as recompensas afetam os custos laborais. Por isso, é importante compreender os aspectos básicos do desenho e administração do sistema de recompensas.
Os sistemas de recompensa desenvolvidos pelas organizações são grandes e de variabilidade enorme. Algumas organizações ainda utilizam processos fixos e rígidos, genéricos e padronizados, tradicionais eultrapassados, enquanto outras lançam mão de processos flexíveis, mais avançados e sofisticados para incentivar e motivar as pessoas que nelas trabalham.
Remuneração
A remuneração total de um funcionário é constituída de 3 componentes, mas a proporção relativa a cada um dos 3 componentes varia de organização para organização, sendo elas:
a) Remuneração básica (salário mensal ou salário hora)b) Incentivos salariais (bónus, participação nos lucros, etc)
c) Benefícios (seguro de vida, seguro saúde, refeições subsidiadas, etc).
As recompensas organizacionais são classificadas como:
FINANCEIRAS DIRETAS - Salários, Prêmios, Comissões
FINANCEIRAS INDIRETAS - Dsr, Férias, Gratificações, Gorjetas, Hora Extra, 13º salário, Adicionais
NÃO FINANCEIRA - Oportunidade dedesenvolvimento, Reconhecimento e auto-estima, Segurança no emprego, Qualidade de vida no Trabalho, Orgulho da Empresa e do trabalho, Promoções, Liberdade e autonomia no trabalho.
Salário é a contraprestação pelo trabalho de uma pessoa na organização. A remuneração constitui tudo quanto o empregado aufere como consequência do trabalho que realiza em uma organização. A remuneração é gênero e o salário éespécie.
Programa de Incentivos
Com a evolução dos Recursos Humanos e desenvolvimento de nova gestão de pessoas, surgiram os programas de incentivo, que visam estimular o colaborador de forma a fazer com que ele atinja metas e objetivos apresentados, mas beneficiando-se com isso, criando um laço de cooperação que beneficia não só a empresa, mas também o funcionário. Visa, além disso, reconhecê-lopor suas atividades corporativas, tornando o ambiente agradável para o trabalho, por sentir-se como parte importante dele. Dessa forma, se sente estimulado para continuar desempenhando suas funções.
Como diz Chiavenato, a remuneração por si só é necessária, mas insuficiente. O que deve ser feito, também, é incentivar os funcionários para que sejam melhores do que já conseguem ser e propordesafios que estimulem os funcionários, de modo que trabalhem com dedicação para atingirem o sucesso.
Não há espaço, atualmente, para empresas que não compreendam que a chave de seu sucesso são seus profissionais. Devem, além de ter ciência disso, motivar o crescimento e reconhecer o que os colaboradores fazem, de modo a quebrar com o conceito de benefício unilateral que a empresa tem. É uma via de mãodupla e isso deve ficar transparente para que cresçam juntos.
Benefícios e Serviços
Quando nos referimos aos benefícios e serviços que um cargo oferece, estamos falando sobre o que a organização oferece para tornar a vida de seus funcionários mais fácil e agradável (o que possibilita atrair e reter talentos de maneira mais fácil e eficaz), e não somente do salário, que apresenta uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recompensando pessoas
  • Recompensando Pessoas
  • Síntese: Recompensando Pessoas
  • EXERCICIO RECOMPENSANDO PESSOAS DE CHIAVENATO
  • Gest O De Pessoas Modelagem De Cargos X Recompensando Pessoas
  • Trabalho de organizacional I recompensando pessoas
  • sintese recompensando pessoas Psicologia do trabalho
  • PESSOAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!