recompensando pessoas

Páginas: 16 (3931 palavras) Publicado: 21 de janeiro de 2015
RECOMPENSANDO PESSOAS

INTRODUÇÃO
A administração contemporânea nos ensina que o valor que os funcionário são capazes de agregar a uma organização afeta diretamente o valor da mesma. Não se considera mais apenas o patrimônio físico e tecnológico
Segundo CHIAVENATO, (1999), cresce dentro das empresas a importância do capital intelectual, que significa inteligência competitiva e representa umativo intangível que esta na cabeça das pessoas (capital humano): são elas que pensam, interpretam, raciocinam, tomam decisões e agem dentro das empresas. Mais do que isso, são elas que criam novos produtos e serviços, viaslizam a concorrência tocam os processos internos e servem ao cliente.
Diante da crescente importância dada às pessoas nas organizações, as mesmas precisam desenvolverestratégias claras de recursos humanos para que possam conquistar reter e motivar seus talentos. Sobretudo, desenvolve-los e aplicá-los adequadamente, para que dessa forma possa obter sucesso em seus objetivos organizacionais. Tomando por base tais fatos, podemos vislumbrar a importância de se recompensar pessoas de forma estratégica.
Quando se considera que nos dias de hoje é indispensável à criação deorganizações inteligentes, organizações que aprendem, para assim obter uma vantagem competitiva sustentável, são fáceis concluir que tal necessidade se origina no processo incansáveis de mudanças a que todas as organizações estão submetidas. Como nos lembra Wood e Picarelli (1999).
Entretanto, os mesmos autores fazem um alerta de que o sistema de remunerações não parece estar se desenvolvendo nomesmo ritmo das demais mudanças. Predomina ainda, sistemas tradicionais de remuneração baseados em cargos e funções. Segundo eles as predominâncias destes sistemas geram entraves as mudanças e criam barreiras no avanço da transformação da organização do trabalho.
É notório que a geração de riquezas é um dos principais objetivos das organizações. Na moderna visão de administração, tal objetivodepende de outro: a distribuição da riqueza gerada pelos parceiros que contribuíram para a sua geração, como nos recorda Chiavenato (1999).
Recompensar os funcionários também significa custo, sendo assim se faz necessário uma analise da relação entre custos x benefícios do sistema de recompensa a ser adotado por uma organização. Segundo Chiavenato (2010), os sistemas de recompensa devem trazer algumretorno à organização, além de incentivar as pessoas a fazer contribuições à organização.

CONCEITO DE REMUNERAÇÃO
Segundo Chiavenato (2010), inclui retornos financeiros e serviços tangíveis, além de benefícios aos empregados como parte das relações de emprego.
Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seusconhecimentos e habilidades, desde que receba uma retribuição adequada. As organizações estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas, desde que delas possam receber contribuições ao alcance de seus objetivos. Daí decorre o conceito de remuneração total. A remuneração total de um funcionário é constituída de três componentes principais. A proporção relativa de cada um dos trêscomponentes varia de uma organização para outra.
OS TRÊS COMPONENTES DA REMUERAÇÃO TOTAL
1- Remuneração Básica
Pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma de salário mensal ou na forma de salário por hora.
É a remuneração em dinheiro recebida pelo trabalhador pela venda de sua força de trabalho.
2 – Incentivos Salariais
São programas desenhados para recompensar funcionárioscom bom desempenho.
Os incentivos são concedidos sob diversas formas, como bônus e participação nos resultados a título de recompensa por resultados alcançados.
3 – Benefícios
Quase sempre denominada remuneração indireta.
Muitas empresas além de ter uma política de tabela de salários, oferecem uma série de benefícios, que diretamente influenciam no ganho do profissional.

RECOMPENSAS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recompensando Pessoas
  • Recompensando Pessoas
  • Síntese: Recompensando Pessoas
  • EXERCICIO RECOMPENSANDO PESSOAS DE CHIAVENATO
  • Gest O De Pessoas Modelagem De Cargos X Recompensando Pessoas
  • Trabalho de organizacional I recompensando pessoas
  • sintese recompensando pessoas Psicologia do trabalho
  • PESSOAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!