recepcao do modernismo

Páginas: 10 (2258 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Sumário



























Introdução
O presente trabalho aborda sobre a recepção do modernismo brasileiro na literatura de língua portuguesa onde iremos falar de vários pontos relacionados a recepção do modernismo brasileiro na literatura de língua portuguesa.
Neste trabalho pretende-se compreender principalmente a recepção do modernismo brasileiro naliteratura de língua portuguesa procura-se descrever as pesquisas feitas.
Por conseguinte o trabalho fornecera informações precisas da colaboração do desenvolvimento da capacidade colectiva no decurso da língua portuguesa.




















RECEPÇÃO DO MODERNISMO NA LITERATURA DA LÍNGUA PORTUGUESA
O modernismo no Brasil
Motivação politica, militares e económicas deram origema semana de arte moderna, que marcou o início da primeira fase do modernismo Brasileiro (1922-1930). Neste período, factores como a revolta militar do forte do copa cabana (1922) e a decadência da economia mundial, com maior incidência a partir da quebra da bolsa de valores de nova Iorque (1929), vão procurar a revolução de 1930 e a subida ao poder de Getúlio Vargas estes factores impulsionavammanifestações de rebeldia artística, particularmente na literatura, com mo surgimento das revistas manifestos que exprimem a definição e demarcação da posição dos escritores face aos acontecimentos da época.
Foi um período em que se realçava o radicalismo dos escritores. Mário de Andrade ao definir e caracterizar esta fase referiu-se ao “ rompimento com todas as estruturas do passado’’, ao ‘’carácter anárquico’’ e ao ‘’forte sentimento destruidor’’ do movimento. Inicialmente, entre os modernistas, cultivou-se o ‘moderno, o original’ ’e o ‘’polemico’’, mas também o ‘’nacionalismo’’ que era aqui entendido com o regresso as origens querer identificar a língua Brasileira ‘’ a falada pelo povo e valorização do Índio. Os nomes ligados a este período são: Mário de Andrade, Carlos Drummond deAndrade, Osvaldo de Andrade e Manuel Bandeira, e entre outros.
Tal como em Portugal também no Brasil surge uma segunda fase do modernismo em que os textos refletem a nova etapa republicano e as consequentes transformações do pais. Este período decorreu entre 1930 e 1945.
As principais Revistas e Manifestos Culturais do Movimento Modernista Foram׃
Klaxon- mensário de arte moderna que foi consideradoo primeiro periódico modernista. Era uma revista inovadora sob todos os aspectos. Como curiosidade fica saber que "Klaxon" significava buzina de um Automóvel- e bem sabemos que muitas vezes buzinamos quando queremos passar razão pela qual os modernistas apelidaram de Klaxon manifestando a sua vontade de avançar com muitas ideias revolucionarias.
Manifesto da poesia pau-Brasil- tinha como linhaorientadora uma literatura que se interessava pela realidade Brasileira, que segundo os seus defensores encerrava muitos mistérios que precisavam de ser desvendados. Esta poesia preocupada com originalidade Brasileira designava-se ‘’ Pau Brasil’’.
Revista – surgiu entre 1925-1926 sobre a direção de Carlos Drummond de Andrade, aqui, os escritores afirmavam-se como órgão político mas tambémcontinuavam a evocar a originalidade nacional.
Verde-Amarelismo é o nome de outra manifestação literária que surgiu a resposta ao nacionalismo os que faziam parte desta revista criticavam o nacionalismo, "Afrancesado", defendendo, pois, o nacionalismo primitivista. Nomes a destacar: Plínio Salgado, Guilherme de Almeida, Menotti del picchia e Cassiano Ricardo.

O Modernismo em Portugal
Tal com onoutros países Europeus, Portugal atravessa entre a década de 1880 um período e a primeira Guerra Mundial (1914-1918), um período de profundas alterações politica, sociais e culturais. A inquietude e a forte reacção contra o sistema vigente que caracterizam a sociedade da altura originam, a nível artístico, um movimento com raízes no decadentismo finissecular e no simbolismo: o modernismo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recepção
  • Recepção
  • Recepção
  • Recepção
  • Recepção
  • Recepção
  • recepcao
  • Recepção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!