materiais e tratamento termico

Páginas: 15 (3546 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
FACULDADE PITÁGORAS DE SÃO LUÍS
BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA











AVALIAÇÃO POR ULTRA-SOM DO TRATAMENTO TÉRMICO PARA ALÍVIO DE TENSÕES MEDINDO O TEMPO DE PERCURSO DE ONDA ULTRA-SÔNICA EM COMPONENTE INDUSTRIAL.












São Luís –MA
2014

FACULDADE PITÁGORAS DE SÃO LUÍS











AVALIAÇÃO POR ULTRA-SOM DO TRATAMENTO TÉRMICO PARA ALÍVIO DETENSÕES MEDINDO O TEMPO DE PERCURSO DE ONDA ULTRA-SÔNICA EM COMPONENTE INDUSTRIAL


Trabalho apresentado à disciplina de Materiais e Tratamentos Térmicos, ministrada pelo professor Engº Thiago Santana de Oliveira, como parte para obtenção de nota da 1ª Avaliação Parcial.







São Luís –MA
2014


FERNANDO CORREIA CARVALHO NETO
MAURO SERGIO MOUSINHO
MAYARA COSTA PORTELA
RAPHAELBARRETO LIMA
WALTER ARANHA DE OLIVEIRA
WASHINGTON URIBBE JUNIOR





















RESUMO

Este trabalho tem por finalidade estudar a avaliação por ultra-som do tratamento térmico para alívio das tensões, enfatizando sua utilização na avaliação da qualidade do tratamento térmico de alívio de tensões, bem como demonstrando a eficiência desta técnica em componentesindustriais. Para tal trabalho, utilizaram-se três artigos. O primeiro abordou a utilização da técnica ultra-sônica da birrefrigência para avaliar o tratamento térmico de alívio de tensões como uma ferramenta bastante promissora por garantir a segurança das estruturas e componentes. Foi utilizada uma chapa de aço 1010, onde a mesma foi aplainada e dividida longitudinalmente ao meio. Na superfície dachapa fora feitas marcações para indicar onde seria acoplado o transdutor para medição da onda ultra-sônica. O segundo apresentando métodos como a correlação cruzada e interpolação multitaxas para medição do tempo de percurso da onda ultra-sônica para avaliação de tensões e o terceiro que retrata a técnica de avaliação de tensões com ultra-som por meio da utilização de ondas cisalhantes de incidêncianormal, observando-se a eficiência do tratamento térmico de alívio de tensões geradas no processo de fabricação de soldagem. Os três artigos correlacionam-se de maneira a comprovar que o uso do ultra-som para avaliação do estado de tensões apesar de ser uma técnica nova tem sua eficiência comprovada através de experiências.

Palavras chaves: Ultrassom, Ensaio não destrutivo, Alívio de tensões.LISTA DE IMAGENS

Imagem 1- Câmara hiperbárica fabricada (com 90,6 toneladas de peso, espessura de 170mm a 250mm, aproximadamente 2m de diâmetro interno e cerca de 6m de comprimento).
Imagem 2 - Imagem 2 – Sistema ultra-sônico montado para medida de tensão: máquina de tração com corpo-de-prova sob tração com transdutor acoplado (esquerda) e computador,osciloscópio, gerador de pulso ultra-sônico e atrasador de sinal ultra-sônico (direita).
























LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - equipamentos de soldagem a arco elétrico.
Figura 2 - Processo de soldagem a arco elétrico.
Figura 3 – Dimensões do CP. Disposição da solda de união e de fixação das chapas. Visualização do rompimento da solda de fixação no centro do CP (naschapas 1 e 2, na altura das linhas 6, T e 7), que ocasionou um pré-alívio das tensões. Distribuição e nomenclatura dos pontos de aquisição das ondas. Gradiente de temperatura durante o TTAT.
Figura 4 - Diagrama esquemático do sistema ultrassônico desenvolvido para medida de tensão.
Figura 5 - Desenho esquemático mostrando a câmara hiperbárica, suas dimensões principais (unidades em mm) e oslocais (pontos 1 a 6), próximos ao cordão de solda, onde foram obtidos os sinais ultra-sônicos.
Figura 6 - Desenho esquemático da peça de referência (PR), de 170 mm de espessura, com o local (pontos 1 e 7) onde foram obtidos os sinais ultrassônicos para avaliação do tratamento térmico de alívio de tensões (unidades em mm).
Figura 7- Birrefringência acústica (B) nos locais próximos do cordão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento termico e seleção de materiais
  • Materiais e Tratamentos Térmicos
  • Tratamento termico dos materiais
  • Materiais metalicos
  • tratamento termico e materiais n o ferrosos
  • Laboratório de Tratamento térmico e seleção dos materiais
  • Tratamento termico de materiais não ferrosos
  • Tratamento térmico de materiais ferrosos e não-ferrosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!