Reacoes e analises quimicas

Páginas: 7 (1621 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
RESUMO

Para determinação da acidez real do leite, foi realizada uma titulação que utilizou como solução padrão, o hidróxido de sódio (0,1 M), conhecida por soda Dornic, e solução de fenolftaleína a 2% como solução indicadora. A base reagirá com o ácido presente em solução no leite, e ao término da reação ocorrerá mudança na coloração, indicando o ponto final da titulação. E assim através daquantidade gasta de soda, teríamos o poder de fazer o cálculo e saber se as amostras dos leites são próprias para o consumo.






















INTRODUÇÃO

Através deste experimento entende-se que a acidez do leite pode aumentar através da hidrólise da lactose por enzimas microbianas (fermentação), que leva à formação de ácido lático e se esta acidez desenvolvida formuita elevada, o leite é impróprio para consumo, pois ela indica alta atividade microbiana. Neste experimento, o que se determina é a acidez total do leite.
[1] O leite é um alimento de alto valor nutritivo, uma vez que apresenta uma composição rica em nutrientes como, proteína, lipídeos, carboidratos, minerais e vitaminas. Por isso é muito importante na alimentação humana, além de ser um excelentemeio de cultura para vários grupos de micro-organismos desejáveis ou indesejáveis. É importante citar também, que o leite de qualidade obtém-se de vacas sadias, livres principalmente da mastite, uma das principais causas da acidez no leite em função da presença de microrganismos que, inclusive, podem afetar negativamente a saúde humana. Assim, a principal medida a ser tomada na prevenção daprodução de leite ácido é promover práticas de manejo que, de fato, levem à manutenção da saúde dos animais. O leite recém ordenhado apresenta-se ligeiramente ácido, com pH variando na faixa de 6,6 – 6,7. Entretanto, quando o leite é obtido sob condições inadequadas de higiene e refrigeração, há um aumento de ácidos orgânicos em sua composição, sobretudo ácidos láticos que é produzido pela fermentação dalactose por micro-organismos. Nesse caso tem-se a acidez adquirida do leite, que em conjunto com a acidez natural. Resultam na acidez real do leite.
[2] Além disso, o leite fresco normal não contém ácidos, mesmo assim ele apresenta uma acidez detectável pela técnica da titulação. Isso indica que a substância química usada no teste da determinação na titulação combina com algumas substânciaspresentes no leite fresco e lhe confere essa acidez aparente. As substâncias responsáveis pela acidez aparente são: os fosfatos e citratos (minerais), a caseína e albumina (proteínas) e gás carbônico dissolvido. O termo acidez aparente não deve ser confundida com a acidez que se forma no leite pelo crescimento de bactérias (acidez real ou verdadeira). Amostras de leite com acidez titulável maiselevada (dentro da faixa normal) podem apresentar, em média, teores de proteína e minerais maiores do que aquelas com acidez titulável menor. Por essa razão, o resultado do teste de acidez titulável pode variar de 16 a 20°D.
No teste da acidez titulável, uma substância básica (isto é, alcalina), o hidróxido de sódio (NaOH), é usada para neutralizar o ácido do leite. Uma substância indicadora(fenolftaleína) é usada para mostrar a quantidade do álcali que foi necessária para neutralizar o ácido do leite. O indicador permanece incolor quando misturado com uma substância ácida, mas adquire coloração rosa em meio alcalino. Portanto, o álcali (NaOH N/9) é adicionado ao leite até que o leite adquirira a coloração rósea.
Existe também um kit para determinar esta acidez, que se chama acedímetro,o acedímetro de Dornic, é composto de um reservatório para Solução Dornic e deve estar sempre carregado com esta solução. Quando for utilizar, carregar a coluna graduada, com a Solução do reservatório, pressionando com a bombinha de borracha. O excesso de solução, retorna ao reservatório com a solução no zero da escala graduada.

Portanto, o teste de acidez é de grande importância no controle dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações químicas e análise quantitativa por via úmida.
  • RELATÓRIO TÉCNICO DE ANÁLISE DOS PROCESSOS DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • Reações quimicas
  • Reações Químicas
  • Reações Químicas
  • Reações Quimicas
  • reações quimicas
  • Reações quimicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!