Racismo no futebol brasileiro

Páginas: 10 (2325 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
Racismo no futebol Brasileiro

Nos últimos meses temos nos deparados com uma situação degradante e vergonhosa no futebol brasileiro: o Racismo. Além da injúria que é uma prática comum entre os torcedores,o futebol e os jogadores estão lidando com ofensa racistas e discriminatórias de todas as formas principalmente por conta da cor da pele.
O racismo nada é mais do que o reflexodo pensamento de uma sociedade(CARMELIO,2014) e a hipocrisia que vivemos em nosso país,ja que somos uns dos maiores povos miscigenados do mundo . sendo tambem rotineira em alguns países europeus , porém , não são só os jogadores brasileiros que são vitimas de discriminação racial , africanos , brasileiros e outros jogadores com entonação de pele mais escura vem sofrendo discriminação, tanto dastorcidas rivais, como da propria torcida e jogadores do seu proprio clube.
Essa discriminação contra brasileiros na europa não se restringe somente ao futebol e ao esporte,existem muitos fatos de discriminação de brasileiros na Espanha, onde são proibidos de continuar de permanecer no pais mesmo de passagem para prosseguir viagem a outros paises europeus e são deportados novamente ao Brasil.
OMNDH (Movimento Nacional de Direitos Humanos) repudia o comportamento do governo espanhol, as políticas de corte fascista que têm marcado a nova política de migrações da União Européia e o crescimento do racismo e da xenofobia na Europa.Como o objetivo deste artigo e construir uma relação entre o racismo x futebol brasileiro, iremos trabalhar o seguinte legado: os aspectos formadores da cultura,da identidade e da etnicidade brasileiras.
Trazidos da África desde o início do século XVI, trabalhadores escravos negros tiveram grande papel na economia do Brasil até o século XIX e assim sendo auxiliaram a compor nossa cultura .Levando em consideração dados da "diáspora africana" , e algo assertivo dizer que o Brasil foi o destino mais freqüente dos milhões de homens e mulheres nativos docontinente africano, por mais de trezentos anos. Perante os escritores consultados sobre o tema 'racismo´ ficou evidenciado a presença de dois legados principais sobre a presença dos negros em nosso pais .
Sua ajuda está imbricada na cultura geral, na religiosidade, na multiculturalidade étnica, na culinária, na musicalidade, na dança e nas demais expressões artísticas. Após a abolição, asegregação dos negros foi estrategicamente silenciosa. O negro pós-abolição percebeu-se com a vida cerceada, desprovido de terra, do acesso à educação e, em muitos casos, de qualificação profissional. Além deste contexto moldado na desigualdade entre raças os governos republicanos dominantes desta época , seguiram por influencia de intelectuais brasileiros , o conceito de "democracia racial" emnosso país. O historiador, sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre, nos livros Casa Grande e Senzala e Sobrados e Mocambos, deu sua colaboração para isso. O conceito de democracia racial retira a escravidão da ótica da dominação. O mestiço afro-brasileiro evidenciaria a combinação entre os diferentes em nosso país, atestando, assim, que não somos racistas.

Dessa maneira, é no passado ondepodemos levantar as questões sobre como o brasileiro lida com a questão racial: escravidão africana instituída em solo brasileiro, perpetuou uma ideia corrente onde as tarefas braçais e subalternas são de responsabilidade dos negros. O branco, europeu e civilizado, tinha como papel, no ambiente colonial, liderar e conduzir as ações a serem desenvolvidas. Em outras palavras, uns (brancos) nascerampara o mando, e outros (negros) para a obediência.(Sousa,2014)

A partir da ideia de que vivemos numa democracia racial, o preconceito e o racismo foram ocultados pela visão idealizada de um passado de relação harmônica entre os diversos grupos étnicos que se encontraram aqui. Lembrando que, a sociedade negras contextualizados em variadas camadas da esfera da sociedade Brasileira a população...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Racismo No Futebol Brasileiro
  • Racismo no Futebol Brasileiro
  • racismo no futebol brasileiro
  • Racismo No Futebol Brasileiro
  • O Racismo no futebol Brasileiro
  • Racismo no futebol brasileiro
  • Racismo no futebol brasileiro
  • Racismo no Futebol Brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!