Racismo No Futebol Brasileiro

Páginas: 5 (1074 palavras) Publicado: 29 de março de 2015
Racismo no futebol Brasileiro

 Introdução

  O presente trabalho objetiva em abordar o Racismo no futebol brasileiro, nunca foi fácil falar de racismo e de discriminação social no Brasil, como em qualquer parte do mundo. A “democracia racial brasileira” é um mito ainda vivo e insidioso. Em um pais que gosta de se imaginar uma nação sem racismo, o tardio reconhecimento por parte do estado daexistência desse problema ainda não se fez a acompanhar de políticas púbicas de efetivo alcance para combatê-lo. dentre outros.
Tanto no cotidiano, nas escolas, no trabalho, e até mesmo no futebol vem tendo vários relatos a respeito de racismo. Mostraremos no conteúdo do trabalho, algumas histórias de jogadores brasileiros que “sofreram preconceito racial” nos gramados, ressaltando tambémmarcos importante na batalha contra o racismo no Brasil segundo Gilberto Freyre, Abdias do Nascimento, Edson Lopes Cardoso, Suely Carneiro dentre outros.

 O Racismo Brasileiro segundo Gilberto Freyre

A discriminação racial não é algo recente, e sim continuação de um período de colonização da América, naquela época havia uma cultura racista, em que o que prevalecia era o exterior das pessoas e suacondição financeira. Somente isso tinha real importância, a mão-de-obra escrava começou vigorar. Negros, índios eram obrigados a desempenhar trabalhos para os senhores coloniais. Eles eram submetidos a marginalização, vida precária, sem autonomia, liberdade.
Gilberto Freire defende que certos acontecimentos racistas no Brasil é conseqüência deste tempo, que se perdurou por séculos. Mas que porpressões internacionais foi sendo abolida. Segundo Maria Luiza Tucci Carneiro (1997) vigora a idéia de que o Brasil nunca foi um país racista. Porém, vários episódios contraditórios reforçam para entender que ele é sim, um país onde a desigualdade social e o racismo existem.
A ONU (Organização das Nações Unidas) realizou uma pesquisa no ano de 2013 no Brasil, onde se constatou que há umadesigualdade racial entre brancos e negros. Segundo o estudo, houve um maior número de assassinatos em pessoas negras. Postula-se ainda que os menores salários, maior taxa de desemprego, menor acesso a saúde, menor escolaridade, menor participação no produto interno Bruto (PIB), e super lotação em presídios são deles. Ou seja, através deste estudo é possível comprovar que de fato, a raça negra é alvo dedesigualdade e racismo.
Além da ONU comprovar esta realidade, o Brasil vem enfrentando vários episódios que confirmam tal fato, um deles é dentro do futebol Brasileiro. Só no ano de 2014 foram registrados seis casos de situações racistas, envolvendo jogadores. Palavras com “xingamentos” e alusão a raça negra, foram deferidas entre eles, tornando isso caso público e veiculação na mídia. Para Castro(2002) há uma necessidade urgente em se criar ações afirmativas que reparem a desigualdade entre brancos e negros no Brasil. Como bem firmou Florestan Fernandes, o branco deve ter consciência dos seus atos preconceituosos, e o negro deve se livrar dos efeitos nocivos do racismo que o branco impõe.
Abdias do Nascimento, Edson Lopes Cardoso, Suely Carneiro e tantos outros foram muito importantes nabatalha contra o racismo no Brasil. O sociólogo Florestan Fernandes, o principal representante do grupo de intelectuais responsáveis pela desmistificação da democracia racial brasileira, foi uma figura central no processo ao procurar fazer as esquerdas brasileiras entenderem que lutar contra as diversas formas de opressão racial no país seria a forma mais eficaz de combate contra os mecanismosmais perversos do capitalismo brasileiro.
Racismo e discriminação são produtores eficazes de privilégios para o grupo racial dominante, com forte impacto na estrutura social como um todo. Destarte, a “democracia só será uma realidade quando houver, de fato, igualdade racial no Brasil e o negro não sofrer nenhuma espécie de discriminação, de preconceito, de estigmatização e de segregação, seja em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Racismo No Futebol Brasileiro
  • Racismo no Futebol Brasileiro
  • racismo no futebol brasileiro
  • Racismo no futebol brasileiro
  • O Racismo no futebol Brasileiro
  • Racismo no futebol brasileiro
  • Racismo no futebol brasileiro
  • Racismo no Futebol Brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!