racismo no futebol brasileiro

Páginas: 13 (3054 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
 Racismo no futebol Brasileiro

No Brasil o racismo deu-se inicio no período colonial, os negros vindos da Angola e Nigéria escravizados pelos portugueses deram inicio a uma onda de desigualdade racial, poishavia a necessidade de mão de obra para trabalhar nos campos de cana de açúcar, com isso começaram a escravizar o povo negro da época, a igreja por outro lado eracontra a escravidão, mas não tinhapoder suficiente para acabar combater, então Dom Pedro II deu inicio a não escravidão desses povos, repercutindo rapidamente nos proprietários de terras e ate políticos que não concordavam com a decisãodo fim da escravatura, mesmo com a burguesia contra, a abolição da escravidão foi aos pouco ganhando força, apesar das poucas leis criadas para favorecer os negros,não sendo o suficiente para uma rápida resposta na sociedade, mas com o passar dos anos a desigualdade racial foi sendo esquecida, pois criam-se leis mais rígidas para combater e punir esta pratica, mas mesmo com a criação de leis que torna o racismo um "crime inafiançável e imprescritível" estamos vivenciando uma onda racimos no futebol.
O racismo é o conjunto de opiniões preconcebidas sobre aspessoas que descriminam as outras pessoas por sua etnia, manifestação cultural e entre outras. Existiram vários tipos de racismo que afetaram o mundo como a apartheid, Nazismo e até uma lei nos Estados Unidos chamada Jim Crow no qualse separam as outras etnias dos brancos, mas até hoje isso ainda não parou, pois grupos como a Ku Klux Klan,skinheads e outros que ainda seguem a risca da supremaciade raça.
No nosso país muitoscasos de racismo nos envergonham. Durante a partida de futebol entre Santos e Mogi Morim pelo Campeonato Paulista, o volante santista marcou um golaço na vitória por cinco a dois. Mas a alegria foi substituída pela indignação. Torcedores do time rival o chamaram de macaco e outro lhe disse que deveria procurar uma seleção africana para jogar.  INTRODUÇÃO

Entende-se por racismo no futebol qualquer prática de alguns esporte. No campo como futebol, vôlei e etc... praticada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada as da partida. Isso tende a acontecer com certa facilidade mesmo havendo a pressão da mídia e da sociedade contra esses casos que trata da temática do racismo no futebolé O Desporto e as Estruturas Sociais de Esteves (1967). Este escritor português desenvolve, no capítulo "O Negro e o Desporto", reflexões que posteriormente seriam ampliadas em outro livro: Racismo e Desporto(1978), no qual destaca os aspectos do racismo desportivo no Brasil.

A questão do racismo no futebol é retomada no Brasil em 1998 por meio de um artigo contundente: "A linguagem racista nofutebolbrasileiro" (SILVA, 1998). Neste trabalho, o autor interpreta notícias veiculadas em jornais após as derrotas da seleção brasileira em Copas do Mundo. Discute o papel da mídia na reprodução econstrução do racismo no futebol brasileiro e conclui que nas derrotas o sentido construído socialmente para determinadas metáforas desclassifica o jogador, sobretudo, como ser humano e não apenascomoatleta. Esse sentido desclassificatório dirige-se com mais ênfase a determinados grupos de jogadores, que em geral são negros ou mestiços.

Em 1999, Soares publica um artigo na Revista EstudosHistóricos que contesta as descrições elaboradas por Mário Filho em O Negro no Futebol Brasileiro, dizendo que as narrativas da obra funcionam como história mítica que vai sendo atualizada, principalmente,emfunção das demandas às denúncias racistas. Esta tese recebe críticas contundentes de Murad (1999) e um pouco mais brandas de Helal e Gordan Jr. (1999).

A primeira tese de doutorado que vai tocardiretamente na questão do racismo no futebol brasileiro é o trabalho de Silva (2002), intitulado "Futebol, Linguagem e Mídia: Entrada, Ascensão e Consolidação dos Jogadores Negros e Mestiços no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Racismo No Futebol Brasileiro
  • Racismo no Futebol Brasileiro
  • Racismo no futebol brasileiro
  • Racismo No Futebol Brasileiro
  • O Racismo no futebol Brasileiro
  • Racismo no futebol brasileiro
  • Racismo no futebol brasileiro
  • Racismo no Futebol Brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!