Quimica

Páginas: 4 (752 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Química Geral II – Experimento – 3
Propriedades Físicas das Soluções Aquosas
1Obtenção de Cristais.
1.1 Sais Duplos.
Em um béquer de 100 mL dissolva 5,0 g de sulfato de manganês monoidratado namenor quantidade de água destilada possível à temperatura ambiente. Dissolve-se, igualmente, uma quantidade equimolar de sulfato de amônio. Misturam-se as duas soluções, e deixe em repouso por algunsdias. Separe os cristais formados por decantação ou filtração.
1.2 Alúmem de Cromo e Amônio.
Em um béquer de 100 mL dissolva 6,0 g de dicromato de amônio em 25 mL de água destilada e adicione àsolução 3,5 mL de etanol. Resfrie a mistura e a mantenha em banho de gelo. Sob agitação constante, adicione lentamente 50 mL de ácido sulfúrico 2 molL-1. Não deixe a temperatura ultrapassar 60ºC. Depois decompletada a adição, tampa-se o béquer com um vidro de relógio e deixa-se em repouso por uma semana. Separe os cristais por decantação eou filtração.

2Propriedades coligativas (solução de NaCl emágua)
2.1 Materiais e reagentes
3 tubos de ensaio
1 béquer de 250mL
sal (de preferência grosso)
gelo
2.2 Procedimento
Identifique três tubos de ensaio. No primeiro coloque 3 mL de água, nosegundo coloque 3 mL de solução saturada de sal e no terceiro coloque 1,5 mL da solução saturada e acrescente 1,5 mL de água pura.Prepare um banho de gelo no béquer, com pedaços de gelo e sal naproporção aproximada de 4:1.
Introduza os 3 tubos de ensaio neste banho, de forma que o conteúdo dos tubos fique submerso. Deixe em repouso por cerca de 5 minutos e observe. Retorne ao banho e observe acada 5 minutos.Repita a observação até que possa ser observada a ordem de congelamento da água nos três tubos.
2.3 Questões
1 - Por que nas regiões polares existe água líquida se a temperatura énegativa?
2 - Por que em países de clima frio a água não congela nos radiadores dos carros?
3 - Qual é a concentração de uma solução saturada de NaCl a temperatura ambiente?
4 - Calcule a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!