Quimica oganica experimental

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
EXPERIÊNCIA 03 – SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

1. OBJETIVO:
Determinar o principal grupo funcional de compostos desconhecidos através da classificação de suas solubilidades.

2. INTRODUÇÃO:
Comumente em laboratório, são realizadas diversas reações químicas, métodos analíticos, purificação de composto, que são efetuados em solução ou envolve propriedades relacionadas à solubilidadede compostos orgânicos.
Nas análises espectrais e nas reações químicas a solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em: (1) solubilidade na qual uma reação química é a força motriz, usada para identificação de grupos funcionais e (2) solubilidade em que envolve a propriedade da miscibilidade para determinação de solventes apropriados para recristalização.


3. MATERIAIS EMÉTODOS:

3.1 Materiais
1. Pipeta volumétrica;
2. Tubo de ensaio;
3. Espátula;
4. Papel de tornassol.
3.2 Reagentes
1. Agua destilada;
2. Hidróxido de sódio 5% - NaOH;
3. Ácido clorídrico 5% - HCl;
4. Bicarbonato de sódio 5% - NaHCO3;
5. Ácido sulfúrico 96% - H2SO4
6. Éter
7. Ácido fosfórico 85% - H3PO4
8. Amostra líquida 24 e 28
9.Amostra sólida 01 e 21

3.3 Procedimento experimental
Em um tubo de ensaio adicionou-se 1 ml de água destilada mais três gotas do composto desconhecido numero 24. Notou-se que o mesmo solubilizou em água. Seguindo a lógica do fluxograma, o mesmo procedimento foi realizado, porem substituindo a água por 1 ml de éter. Observou-se que este era solúvel em éter, por isso foi necessário o usodo papel de tornassol que não teve alteração de cor sendo identificado como um composto do grupo S1.
Posteriormente foi utilizado outro tubo de ensaio acrescido de 1ml de água destilada e uma pequena quantidade do composto sólido numero 01. Observou-se que o mesmo era insolúvel em água. Acompanhando o fluxograma, o procedimento foi repetido trocando a água por NaOH 5%. Constatou-se que este erainsolúvel ao solvente. Em seguida realizou-se o mesmo procedimento substituindo hidróxido de sódio por HCl e o mesmo resultado se repetiu. Então houve a troca do Ácido clorídrico por H2SO4 e a amostra se solubilizou. Por fim é trocado o Ácido sulfúrico por H3PO4 solubilizando o composto e sendo classificado como pertencente do grupo N1.
Para determinar o composto sólido desconhecido numero 28,utilizou-se um tubo de ensaio com 1 ml de água destilada e três gotas da amostra. Foi observado que o composto não era solúvel. Seguindo o fluxograma, repetiu-se o procedimento, porém substituindo a agua destilada por 1ml de NaOH 5% mais 3 gotas da amostra, constatando novamente a insolubilidade do composto. Então é trocado o Hidróxido de sódio por HCl 5% mais 3 gotas da amostra obtendo o mesmoresultado anterior. Posteriormente o Ácido clorídrico e trocado por H2SO4 96% mostrando-se insolúvel e resultando sua classificação ao grupo I.
Quanto ao composto desconhecido numero 21 foi misturado uma pequena quantidade em 1 ml de agua destilada no tubo de ensaio, ele se mostrou insolúvel e foi necessário repetir o experimento com outro solvente. Orientando-se pelo fluxograma, agora com NaOH %5,ao invés de agua destilada mais a amostra desconhecida que foi constatado a solubilidade do composto. Posteriormente troca-se o Hidróxido de sódio por NaHCO3 sendo novamente solúvel e classificado como pertencente do grupo A1.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Baseando-se sempre na esquematização do fluxograma da classificação dos compostos orgânicos pela solubilidade foram testadas quatrosubstâncias desconhecias a fim de identificar suas espécies químicas.
A primeira amostra a ser testada pelo método foi a de numero 24 que se encontrava em estado líquido. Ao reagir o composto mais a água destilada e o composto mais éter foi possível visualização a solução final das duas reações sendo solúvel e incolor. Utilizando o papel tornassol, que permite identificar o pH da primeira solução,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica experimental
  • Quimica Experimental
  • Quimica experimental
  • Química experimental
  • Quimica experimental
  • quimica experimental
  • Quimica experimental
  • Química experimental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!