Brutalismo

Páginas: 3 (711 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Arquitetura Brutalista / Brutalismo
A arquitetura brutalista foi um movimento arquitetônico desenvolvido por arquitetos modernos que surgiu nas décadas de 50 e 60. Desenvolveu-se a partir de umaradicalização de determinados preceitos modernos.
O Brutalismo nunca foi visto com bons olhos, seja aqui ou acolá. Seu ideal de uma arquitetura que se expõe como si, como estrutura material feita deconcreto, metal, vidro, madeira não encaixa muito bem nos princípios de beleza clássica. Para muitos são apenas “caixas”, lugares nada funcionais que foram projetados por gente preguiçosa que nem sedeu ao trabalho de pintar as paredes e deixou o concreto exposto. Gostos à parte, o Brutalismo se trata, de fato, de um movimento que visava essa apreensão total da arquitetura pelo ser humano, que nãodeveria se enganar pensando que aquilo não era nada além de um prédio.
Caracterizado por construções gigantescas, angulosas, de concreto, critica o excesso de ornamentação e finalização numaedificação. Privilegiava a exposição estrutural das edificações, de forma a nunca esconder os seus elementos estruturais (visa expor todos os elementos estruturais, mostrando entre o concreto armado as vigas,os pilares e os demais elementos “inacabados” de uma construção).
O brutalismo foi famosamente usado pelo arquiteto, pintor, urbanista e escritor francês Le Corbusier. Seus últimos projetos costumamser apontados como prenunciadores do movimento.
Brutalismo no Mundo
Em cada região do mundo, o brutalismo apresentou características peculiares referentes às influências de cada país (diferentesaspectos tecnológicos e construtivos que foram regidos por marcos culturais, históricos, conceituais e éticos), sem perder a proximidade nas próprias características e opções empregadas.
Em cadatrabalho, registrou-se os diferentes aspectos tecnológicos e construtivos que foram regidos por marcos culturais, históricos, conceituais e éticos.
Por outro lado, há pesquisas no âmbito internacional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brutalismo
  • BRUTALISMO
  • Brutalismo pulista
  • brutalismo inglês
  • Novo Brutalismo
  • escola paulista e brutalismo
  • Resumo Do Texto Brutalismo Escola Paulista Entre O Ser E O N O Ser Zein

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!