quem canta seus males espanta

Páginas: 9 (2119 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013



PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBORIÚ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
C.E.M.ABELARDO T. ROSA











PROJETO:
IDENTIDADE E AUTONOMIA: QUEM SOMOS?












Camboriú – SC, Março de 2013.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBORIÚ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
C.M.E. ABELARDO T. ROSA
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO: FÁTIMA NAIR BAMBINETTI GERVÁSIO
SECRETÁRIA ADJUNTA:COORDENADORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Mª APARECIDA TODESCO

PROFESSORAS EXECUTADORAS DO PROJETO: LUCIANA CRISPIM CRUZ
MATERNAL I I
PROFESSORA:
LUCIANA CRISPIM CRUZ

PROFESSORAS MONITORAS:
CLECI TEREZINHA VILHALVA
ELAINE FLORES DE LIMA
ELIZETE PEREIRA
IZONEIDE PEREIRA
KARINE DE OLIVEIRA

CONCEITO – FAIXA ETÁRIA:
MATERNAL I – (03 ANOS A 04 ANOS)
PROFESSORA AUTORA: LUCIANA CRISPIM CRUZPROJETO:
QUEM SOMOS?



1. JUSTIFICATIVA

A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a auto-imagem que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento.
Na Educação Infantil, fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das criançaspequenas significa ajudá-las a progredir na definição da própria identidade, no conhecimento e na valorização de si mesmas.
Procuramos, então, criar um ambiente conhecido e seguro para elas, no qual todas as pessoas são chamadas pelos nomes e pouco a pouco se tornam referências.
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universosocial diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, aomesmo tempo que contribui, para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir ede pensar e da historia pessoal”. Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.

Autonomia é autogoverno, é “a submissão do indivíduo a uma disciplina que ele próprio escolhee a constituição da qual ele elabora com sua personalidade” (Piaget, 1998).
Nesta faixa etária de três anos, a descoberta e o conhecimento do seu próprio corpo e o do outro é de estrema importância, para a criança, pois é neste período que ela inicia os primeiros processos de conhecimento e interação no mundo que a cerca.

Ao trabalhar sua identidade, o professor, deve propor atividadespráticas envolvendo o aluno onde ele possa observar como ele é, suas características , e o do outro fazendo comparações, percebendo as semelhanças e diferenças existentes e assim ampliando seu conhecimento sobre suas individualidades, suas características, suas culturas. Deixando o aluno construir a base inicial de sua personalidade.
A criança é um ser ativo em processo de construção, por isso cabe aescola criar espaços onde ela explore, pesquise e tire suas conclusões, adquira novas competências em relação ao seu corpo.

1.1 Autonomia

A autonomia, segundo o mesmo referencial curricular é "a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro". Mais do que autocuidado - saber vestir-se,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Quem canta seus males espanta
  • Quem canta seus males espanta
  • Quem canta seus males espanta...
  • Quem canta seus males espanta!
  • cantá
  • Malês
  • Os males da corrupção
  • 11 males

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!