QUADRO SIN PTICO COMTEMPLANDO OS ASPECTOS DA ALFABETIZA O E LETRAMENTO

358 palavras 2 páginas
QUADRO SINÓPTICO COMTEMPLANDO OS ASPECTOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO
LETRAMENTO
HISTÓRICO
ESPECIFICIDADES
DIFERENÇAS
RELAÇÕES
Consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.

É o resultado da ação de ensinar ou aprender a ler e escrever, o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita. O resultado ou conseqüência do processo de alfabetização.
O letramento compreende tanto a apropriação das técnicas para a alfabetização quanto esse aspecto de convívio e hábito de utilização da leitura e escrita.
A história da alfabetização no Brasil foi centrada na história dos métodos de alfabetização. A disputa entre esses métodos, que objetivavam efetivamente garantir aos educandos a inserção no mundo da cultura letrada, produziu uma gama de teorizações e tematizações acerca de estudos e de pesquisas a fim de investigar essa problemática.
A especificidade da alfabetização consiste na apropriação do sistema de escrita, alfabético e ortográfico, que demanda uma série de conhecimentos e reflexões do sujeito sobre a língua.
A diferença entre alfabetização e letramento, é que a alfabetização é um processo pontual, que tem um início e um fim. A pessoa se torna alfabetizada ou continua analfabeta. Já o letramento, é construído pelas experiências do dia-a-dia. É um processo contínuo no qual o indivíduo se habitua a interpretar situações diversas e compreender os seus significados.
A alfabetização é um processo que se inicia muito antes do ingresso dos sujeitos na escola. Nossa sociedade é letrada e está cercada de materiais

Relacionados