QU MICA ORG NICA A24

1371 palavras 6 páginas
QUÍMICA ORGÂNICA A24
PROFa. MS. ANA PAULA SONE
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

TÍTULO DA PRÁTICA
Jéssica Yabuki; Laina Cechinel; Larissa zadra; Lucas Cordeiro, Micheli Rodrigues

UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira, Engenharia de Alimentos. Medianeira-PR, Brasil.

Resumo
Para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes (à temperatura constante) é necessário se analisar as suas estruturas moleculares, ou melhor, o tipo de interação que há entre soluto e solvente.
Usando o procedimento que será descrito, os testes de solubilidade dos compostos desconhecidos devem ser determinados nos seguintes solventes: água, éter, NaOH 5%, NaHCO3 5%, HCl 5%, H2SO4 95 % e H3PO4 85%.Usando ácido sulfúrico concentrado pode haver uma mudança de coloração, indicando um teste positivo de solubilidade. Sólidos desconhecidos que não dissolvem nos solventes citados acima podem ser substâncias inorgânicas. Se o composto dissolver em água, o pH deverá ser medido com papel indicador. Compostos solúveis em água são, em geral, solúveis em todos os solventes aquosos. Se um composto é pouco solúvel em água, ele poderá ser mais solúvel em outro solvente aquoso. Como já citado, um ácido carboxílico poderá ser pouco solúvel em água, mas muito solúvel em meio básico diluído.

1. Introdução

A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade na qual a reação química é a força motriz e a solubilidade na qual está somente envolvida a miscibilidade. As duas estão inter-relacionadas, sendo a primeira usada para a identificação dos grupos funcionais, e a segunda para determinar os solventes apropriados para recristalização nas análises espectrais e nas reações químicas.
Existem três aspectos que devem ser considerados quando analisamos a solubilidade de compostos orgânicos que são: polaridade, forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica.
Os conceitos “polar” e “apolar” são

Relacionados

  • ATPS Circuitos El Tricos
    307707 palavras | 1231 páginas