qdasdsad

343 palavras 2 páginas
O CONTRATO SOCIAL

Livro I

I – Assunto deste primeiro livro.
O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra sob ferros. Pela necessidade da ordem social, que apesar da liberdade dohomem, é um direito sagrado, não vem da Natureza; está, pois, fundamentado sobre convenções.

II – Das primeiras sociedades.
A mais antiga de todas as sociedades, e a única natural, é a da família. Ascrianças apenas permanecem ligadas ao pai o tempo necessário que dele necessitam para a sua conservação. Assim que cesse tal necessidade, dissolve-se o laço natural. As crianças, eximidas daobediência devida ao pai, o pai isento dos cuidados devidos aos filhos, reentram todos igualmente na independência. Se continuam a permanecer unidos, já não é naturalmente, mas voluntariamente, e a própriafamília apenas se mantém por convenção.
Esta liberdade comum é uma conseqüência da natureza do homem. Sua primeira lei consiste em proteger a própria conservação, seu primeiros cuidados os devidos a simesmo, e tão logo se encontre o homem na idade da razão, sendo o único juiz dos meios apropriados à sua conservação, torna-se por aí seu próprio senhor.
Aristóteles tinha razão, mas ele tomava o efeito pela causa. Todo homem nascido escravo nasce para escravo, nada é mais certo: os escravos tudo perdem em seus grilhões, inclusive o desejo de se livrarem deles; apreciam a servidão, como oscompanheiros de Ulisses estimavam o próprio embrutecimento. Portanto, se há escravos por natureza, é porque houve escravos contra a natureza. A força constitui os primeiros escravos, a covardia os perpetuou.Eu nada disse do rei Adão, nem do imperador Noé, pai de três grandes monarcas que partilharam entre si o Universo, como o fizeram os filhos de Saturno, nos quais se acreditou reconhecer aqueles.Espero que me agradeçam por esta moderação, porque, descendente que sou de um desses príncipes, quiçá do ramo mais velho, quem sabe se, pela verificação dos títulos,

Relacionados