Psigogenese

10213 palavras 41 páginas
CAPÍTULO I
PSICOGÊNESE E PEDAGOGIA – A TEORIA PSICOGENÉTICA

1.1. Conceito

Psicogenético é o termo empregado para descrever a pedagogia criada a partir das teorias e pesquisas piagetianas. Significa que o processo pedagógico modifica-se sucessivamente, de acordo com o estádio de desenvolvimento mental (psicogênese). O Nível mental da criança é que determina como o professor deve apresentar as situações didáticas, pois, em cada estádio do desenvolvimento a criança tem uma maneira diferente de aprender. Guia-se por quatro linhas fundamentais:

1. Situação Problema: o contínuo desafio à pesquisa, à descoberta e invenção

2. Dinâmica de Grupo: O grupo é o ambiente mais estimulador, que constrói a solidariedade, preservando a individualidade.

3. Tomada de Consciência: Tomar consciência dos mecanismos que utilizou para realizar uma atividade é sua forma de construir a consciência social.

4. A Avaliação: É um processo diagnóstico permanente que auxilia e conduz o desenvolvimento.(KAMII, 1991).

1.2. O Enfoque Psicogenético do Desenvolvimento Humano

A Teoria Psicogenética demonstrou, através dos minuciosos estudos de Jean Piaget, como se dá a gênese e os processos internos do desenvolvimento da inteligência humana. A premissa anterior a esta teoria psicogenética, é a existência de significativa continuidade entre as formações puramente biológicas ou adquiridas e aquelas que constituem o desenvolvimento da inteligência mesma, de forma que a inteligência humana concomitantemente se apoia e utiliza daqueles processos primitivos na sua construção.

"A inteligência não aparece, de modo algum, num determinado momento do desenvolvimento mental, como um mecanismo inteiramente montado, e radicalmente distinto dos que o precederam. Pelo contrário, apresenta uma notável continuidade com os processos adquiridos ou mesmo inatos, provenientes da associação e do reflexo, processos esses em que a inteligência se

Relacionados