Desenvolvimento de equipes
FGV – Fundação Getúlio Vargas
Campinas, 2010
Desenvolvimento de Equipes
Dinâmica I – Se eu fosse ser um animal, que animal eu seria?
Em análise da leitura do livro com relação às dinâmicas aplicadas em sala de aula, observamos que a dinâmica I está relacionada com os artigos nos seguintes locais: Livro Reis et alii, Cap. I – Histórico do movimento dos grupos pg. 23 parágrafo 1 – Metodologias de pesquisa com grupos.
A abordagem do autor aplica-se na importância da identificação das opiniões do grupo no momento da entrevista coletiva com objetivo de analisar as tendências de um grupo.
Na página 32 parágrafo 4, aborda a questão da 3ª dimensão, ou estágio do grupo, que é chamada de abertura e revela o quanto estou disposto a me revelar para os outros, a ser pessoal ou impessoal nas relações.
Ambos os assuntos estão relacionados com a dinâmica de qual animal pareço ser, observamos que muitos pensaram antes de responder, isso ocorre por que não querem estar totalmente expostos aos outros, dependendo do animal que diga pode se criar um pré-conceito para os que o observam, é incrível que nenhum aluno do grupo disse ser parecido com um animal preguiçoso ou devagar, isso porque o mundo que vivemos é tão veloz e judicativo que qualquer animal que fique fora do padrão pode ser um ponto negativo. Recordamos que somente uma aluna disse ser parecida com o animal burro e outra aluna com o animal ganso, as outras pessoas do grupo se assemelharam com animais fortes, determinados, fieis e outras qualidades.
Em paralelo com a leitura do livro, observamos que essa primeira dinâmica mostrou as expectativas do grupo para com o curso, mostrou os objetivos de cada um estar presente, isso contribuiu para o mestre ter uma direção de como irá ministrar as aulas, com essa informação ele pode ser assertivo em seu ensinamento e alcançar o resultado desejado.
Na