Psicopedagogia e o papel dos jogos no processo de ensino aprendizagem

Páginas: 19 (4701 palavras) Publicado: 23 de dezembro de 2013
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E O PAPEL DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM1

Geiza Cristiane Ferrari Miranda e Ana Cristina Meizikas
Formação: Psicólogas pela: Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE, na cidade de São João da Boa Vista- SP.
gefmiranda@yahoo.com.br/anameizikas@hotmail.com

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir a contribuição da psicopedagogia clínica noprocesso de ensino aprendizagem assim como o papel dos jogos pedagógicos na superação de dificuldades de aprendizagem, acreditando que os jogos auxiliam no raciocínio lógico, na formulação de novas estratégias e consequentemente proporciona um melhor aprendizado. Temos como foco nesse trabalho abordar de uma maneira simples e prática como os jogos auxiliam nesse processo de aprendizagem edescrevemos a intervenção feita junto a um grupo de adolescentes. Foram realizados atendimentos com os familiares e atendimentos individuais e grupais com adolescentes na faixa etária de doze a quinze anos com intervenções específicas as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas pelas professoras que nos encaminhou ao NEAP (Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicologia). O objetivo principal do trabalhoé de auxiliar os adolescentes na resolução de problemas individuais e internos através de intervenção com jogos pedagógicos proporcionando uma melhora não só na escola mais sim em todos os ambientes onde estão inseridos.

Palavra-chave: Psicopedagogia, jogos, aprendizagem.

Abstract: This paper aims to discuss the contribution of educational psychology in clinical teaching-learning processand the role of educational games in overcoming learning disabilities, believing that the games help in logical reasoning, to formulate new strategies and thus provides better learning. We focus in this paper to handle a simple and practical way how games help in this learning process and describe the intervention made with a group of teenagers. Consultations were conducted with family members andindividuals and groups with adolescents aged twelve to fifteen years with interventions specific learning disabilities diagnosed by teachers who guided us to the NEAP (Center for Studies and Consultations in Psychology). The main objective of this work is to help young people in solving problems through individual and internal intervention with educational games offering an improvement over notonly in school but in all environments where they are inserted.

Key words: Psychology, games, learning.

Introdução
A Psicopedagogia Clínica propõe a retirada das pessoas da sua condição inadequada de aprendizagem, dotando-as de sentimentos de alta auto-estima, fazendo-as perceber suas potencialidades, recuperando desta forma, seus processos internos de apreensão de uma realidade, nos aspectoscognitivo, afetivo e emocional.
Segundo Bossa(2000) os primórdios da Psicopedagogia ocorreram na Europa, ainda no século XIX, evidenciada pela preocupação com os problemas de aprendizagem na área médica. Acreditava-se na época que os comprometimentos na área escolar eram provenientes de causas orgânicas, pois se procurava identificar no físico as determinantes das dificuldades de aprendizagem.No Brasil a Psicopedagogia começa a se expandir na década de 60, e começa a organizar-se buscando, inicialmente, as causas do fracasso escolar, através da sondagem de aspectos do desenvolvimento físico e psicológico do aprendiz, considerando principalmente seu desenvolvimento afetivo.
Para Piaget (1945, apud Goulart, 2003) a criança é um sujeito cognoscitivo que procura ativamente compreender omundo que a rodeia, tentando resolver as interrogações provocadas por esse mundo. A criança lança mão de todas as potencialidades de seu ego para poder apropriar-se deste mundo, sendo exemplo dessas a leitura e a escrita. Para Segal (1975) a criança que não consegue aprender sofre de uma falta de liberdade para pensar não conseguindo superar as resistências, externas e internas com as quais se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel da Psicopedagogia na Educação a Distância como um agente importante de resignificação no processo de...
  • O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem
  • O jogo e o ludico no processo de ensino e aprendizagem
  • O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem
  • O papel da didática no processo de ensino aprendizagem
  • O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem
  • Jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem
  • o papel do professor no processo ensino aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!