Psicologia e Direito

Páginas: 3 (711 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013


Porto Alegre, 23 de setembro de 2013.

Karolina Dornsbach Scheffer
Turma: CNA
Professor Leonardo Garavelo
Psicologia aplicada ao Direito



É fundamental a presença da psicologia e deseus fundamentos no Direito. A integração dessas disciplinas se faz importante devido ao fato de ambas estarem vinculadas diretamente a sociedade e por fazerem parte das ciências humanas. O direito vemcomo ferramenta, a fim de dirimir conflitos causados por situações vivenciadas dentro da nossa sociedade das mais distintas naturezas, seja nas relações de família, seja nas práticas econômicas.Tais conflitos possuem como partes indivíduos com diferentes visões do caso concreto e com diferentes perspectivas. A psicologia e o estudo de seus fundamentos são os únicos - ou alguns dos –instrumentos capazes de se desvendar e/ou interpretar as razões e pensamentos humanos.
Destarte, as disciplinas são interligadas, pois a primeira, o Direito, trabalha com o conflito causado pelas relaçõeshumanas, e a segunda trabalha com o psico, com a mente humana e o porquê de seus atos.
Outrossim, a disciplina de psicologia foi muito bem inserida no IV° eixo, pois se relaciona e complementaperfeitamente as relações de família. Isso se explica pelo fato de que o direito de família, em especial, envolve, na maioria de seus casos, sentimentos, ou seja, estão diretamente ligados as nossas emoções.Conforme pontua perfeitamente a Dra. Bernadete Schleder dos Santos: “em processos dessa natureza, nunca haverão vencedores e vencidos. Ao contrário, todos perdem. Perdem economicamente,psicologicamente e afetivamente” (artigo “Quando a família vai ao Trinual”, publicado dia 30/08/2012 na página online do Jornal Diário de Santa Catarina).
Para ilustrar essa situação podemos citar o filmeassistido em aula, Kramer vs Kramer. O filme ilustra perfeitamente o drama vivido por ambas as partes desde que a mãe foi embora até a disputa pela guarda do filho. Outro ponto importante do filme foi o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Juridica
  • Psicologia do Direito
  • Psicologia e direito
  • Psicologia direito
  • direito e psicologia
  • Psicologia no Direito
  • psicologia do direito
  • Psicologia do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!