Psicologia e arte

Páginas: 3 (697 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014

Curso: Artes Visuais – Licenciatura.
Professora: Siglia Camargo.
Monitora: Renata Crespo
Disciplina: Fundamentos Psicológicos da Educação
Nome:

Título : Psicológia e Arte.
Autor: Dra.Luiza Helena da Silva Christov




Resumo :

O texto se resume a pesquisa de Psicanálise iniciado por Sigmund Freud , Formando em Medicina na Universidade de Viena , se dedicando a pesquisasNeurológicas , como desenvolvimento de personalidade como: ID , Ego e Superego , e dos mecanismos de defesa mapeado pela Psicanálise como : Repressão , Recalque , Racionalização , Regressão ,Deslocamento , Fantasia , Compreensão , Negação , Projeção , Sublimação.

Interpretação e Reflexão sobre o Artigo :
A minha interpretação sobre o artigo Psicológia e Arte é as pesquisas realizadas porSigmund Freud , sobre pesquisas Neurológicas.
Ao longo de suas pesquisas Freud concluiu que ao longo da sua existência o ser humano desenvolve sua personalidade formanda por três elementos : ID ,Ego e Superego.
Resumindo os três elementos o ID é rígido pelo princípio do prazer , e é lugar privilegiado de fundação do desejo. O Ego é rígido pelo princípio de realidade , o ego é marcado porracionalidade e capacidade reflexiva. O Superego representa a moral que se estrutura no indivíduo e é território no qual localizam fundamentos para sentirmos culpa.
Os seres vivos se desenvolvem apartir desses elementos , passados por esses conflitos de prazer e realidade. O ego e o Superego são estruturados por compreensão e aceitação.
O ser humano segundo Freud passa por experiênciastraumáticas e frustações durante a vida , onde o ser humano elabora mecanismos de defesa como Repressão , recalque , racionalização , regressão , deslocamento , fantasia , compreensção , negação , projeção esublimação. Esses mecanismos e elementos estudados pela Psicanálise contribuíram para o entendimento sobre artes , onde Freud faz três citações que fazem pensarmos sua forma de entender artes:
1....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia e arte
  • Psicologia e Arte
  • Psicologia é arte
  • Psicologia e Arte: a arte como um fenômeno psicológico
  • Psicologia da arte (l.s. vigotski)
  • Psicologia social
  • Psicologia da adolescência. Contribuições para um estado da arte.
  • Psicologia da adolescência. Contribuições para um estado da arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!