pedagogia

Páginas: 4 (762 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define a regularidade o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes naConstituição. Foi citada pela primeira vez na constituição de 1934.
A primeira LDB foi criada em 1961, seguida por uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996.
A primeira LDB foipublicada em 20 de dezembro de 1961 pelo presidente João Goulart, quase trinta anos após ser prevista pela constituição de 1934. O primeiro projeto de lei foi encaminhado pelo poder executivo aolegislativo em 1948, foram necessários treze anos de debate até o texto final.
O texto aprovado em 1996 é resultado de um longo embate, que durou cerca de seis anos, entre duas propostas distintas. Aprimeira conhecida como projeto Jorge Hage foi resultado de uma série de debates abertos com a sociedade, organizados pelo Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, sendo apresentado na Câmara dosDeputados. A segunda proposta foi elaborada pelos senadores Darcy Ribeiro, Marco Maciel e Mauricio Correa em articulação com poder executivo através do MEC.
A principal divergência era em relação ao papeldo Estado na educação. Enquanto a proposta dos setores organizados da sociedade civil apresentava uma grande preocupação com mecanismo de controle social do sistema de ensino, a proposta dos senadoresprevia uma estrutura de poder mais centrada nas mãos do governo. Apesar de conter alguns elementos levantados pelo primeiro grupo, o texto final da LDB se aproxima mais das ideias levantadas pelosegundo grupo, que contou com forte apoio do governo FHC nos últimos anos da tramitação.
A constituição de 1891, primeira do período republicano, pouco trata da educação por primar pela autonomia dasunidades federativas. Ficava subentendido que a legislação nessa matéria deveria ser resolvida no âmbito dos estados. Cabia à federação apenas o ensino superior da capital (art.34°), a instrução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!