Psicologia Organizacional

Páginas: 2 (370 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O aparecimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho esta associada à crescente industrialização que ocorreu nos países dominantes , do cenário ocidental, no fim do século XIX e início doséculo XX. Com o crescimento industrial e a procura de militares para o exército, foi necessário o desenvolvimento de critérios e procedimentos para atender, principalmente, às finalidades de avaliação eseleção de pessoal. Foi daí que surgiu a idéia de perfil profissional.
A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. Ela estuda osfenômenos psicológicos presentes nas organizações. Atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolveestratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral, e as auxilem a tornarem-se competitivas e a sobreviverem nesse mercado globalizado. Nesse sentido o papel do psicólogo é de extremaimportancia para que se alcance excelentes niveis de qualidade. Ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada umdeles.
Outro função, já mais comum, é o da recrutamento e seleção de pessoal. O psicólogo vai recrutrar os candidatos. Recrutar ou fazer o recrutamento quer dizer chamar, oferecer, divulgar as vagasque estão em aberto. A divulgação pode ser em jornais, internet, rádio, entre outros meios.
Muitos currículos que chegam às empresas não expressam detalhadamente o perfil profissional, acadêmico esocial do candidato, sendo necessário fazer relação entre os dados apresentados no currículo com a comunicação verbal e não-verbal do entrevistado.
Então é de extrema importância o papel do psicólogopara relacionar o sujeito com a vaga de emprego.
E para tanto, existem diversas técnicas de avaliação do perfil como as dinâmicas de grupo, testes psicológicos e entrevistas individuais, que são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • psicologia organizaçional
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!