Psicologia licenciatura

Páginas: 6 (1425 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Fundamentos filosóficos da Educação

ANDREZA C DA SILVA RA:5544380231
HELLEN DE SOUZA ARAUJO RA:5316975544
MARIA SUELI RA: 5667144952
SILVIA MOREIRA RA:5316977819MARIANE KANASHIRO RA:5733159306

Prof. Dr. Potiguara Acácio Pereira

SOROCABA

14/09/201

Fundamentos Filosóficos da Educação

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados á existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais e estéticos, a mente e a linguagem.
Os princípios fundamentais da filosofia é o que chamamos de razão, racionalidade, ciência,ética, política, técnica, arte, basta observarmos que palavras como lógica, técnica, ética, política, monarquia, democracia, física, zoológico, farmácia, entre muitas outras, são palavras gregas para percebermos a influencia decisiva e predominante da filosofia grega sobre a formação do pensamento e das instituições das sociedades europeias ocidentais.
A importância social da filosofia é quebrarbarreiras para que o indivíduo através do seu esforço alcance um estado pleno de satisfação que ocasionará um momento de felicidade, pois a filosofia tem a finalidade de fazer com que ele entenda o breve momento atingido a felicidade.
Podemos concluir que sua missão principal é tornar viável, possível, a busca da felicidade, é quebrar conceitos existentes, mostrando ao homem nessa busca que lhe épermitido a mudança de comportamento em relação ao meio que vive.
Serenando, consolando os momentos de crise, para conseguir a plenitude e paz interior.
Acreditamos que a filosofia deve ser cuidadosamente pensada e tratada, uma vez que sua inclusão obrigatória no ensino médio não garante sua legitimação. Nessa perspectiva trata-se agora de investir na efetivação desse espaço conquistado a duraspenas é transformá-lo num campo de saber filosófico coerente com o que se espera para o ensino da filosofia como formação e emancipação humana.
A educação e duas realidades
O conteúdo das aulas segue as recomendações do ministério da educação, mais a forma como serão ministrado é totalmente inovador, os assuntos estudados serão contextualizados, problematizado, investigado e modelado de maneiraa serem aprendidos em sentido mais amplo, os alunos são ativos participando das aulas com pesquisas, e tem que filtrar as informações obtidas da internet, assim as aulas fica mais interativa aproveitando todo o seu tempo, creditamos que a maneira que podemos interagir com os alunos seria, o professor propor problemas a eles, coordenar debates e orientar as pesquisas dos estudantes ,resumindo aaula expositiva ao mínimo necessária a conversar entre colegas são permitidas e estimulada. Os estudantes assumem papel de pesquisadores ,em vez de ouvintes, passam a maior parte do tempo buscando resposta ,debatendo e avaliando o trabalho de outro colega. Por outro lado temos as situações precárias das escolas publicas, o professor fica o tempo de pé pois não tem mesa para o professor sentaras paredes da sala de aula são vazadas e quando intervalo acontece o barulho é intenso sem condições de prestarem atenção no que o professor esta falando, os banheiros são lotados de carteiras quebradas quase não da para entra e fazer uso de banheiro tudo isso é lamentável. O percurso do aluno ate chegar a escola é 2h a 3h isso de carro ou ônibus e também de barco em condições precárias semcontar que eles precisa sair de suas casas as 10hs da manhã e mesmo saindo nesse horário chegam atrasados todos dias. É pior é que quando chove a sala inundada muitas vezes precisam mudar de sala. Hoje para mudarmos isso precisamos, de união entre professores ,governantes ,pais e alunos só assim teremos uma educação digna no pais.
A indústria cultural
Alguns autores afirmam que o produto da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Licenciatura
  • Licenciatura
  • licenciatura
  • Licenciatura
  • Licenciatura
  • Licenciatura
  • licenciatura
  • licenciatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!