Bioquimica celular

Páginas: 14 (3308 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
18/3/2013


Trabalho de Biologia | Bioquímica Celular |

* SUMÁRIO:

Bioquímica Celular

* Composição inorgânica.........................................................2
Água: molécula da interação..................................................2
Sais minerais..........................................................................3

* Composiçãoorgânica............................................................4
Carboidratos..........................................................................5
Lipídios..................................................................................5
Proteínas...............................................................................6Vitaminas...............................................................................9
Ácidos Nucléicos...................................................................10

* INTRODUÇÃO:

Bioquímica celular é a parte da Biologia que estuda os
componentes químicos da matéria viva e seus
respectivos papéis biológicos.

Bioquímica Celular

A bioquímica estuda as estruturas moleculares, os mecanismos e os processos químicos responsáveis pelavida. Os organismos vivos continuamente efetuam atividades funcionais que permitem a sua sobrevivência, crescimento e reprodução. Para realizar as suas funções, os seres vivos dependem da capacidade de obter, transformar, armazenar e utilizar energia. Sem energia eles perdem a vitalidade e morrem. A maioria dos constituintes moleculares apresentam formas tridimensionais que executam milhões dereações químicas entre si para manter e perpetuar a vida. Em bioquímica, a estrutura, organização e as atividades potencias dessas moléculas são examinadas na tentativa de elucidar que aspectos promovem as indispensáveis contribuições á manutenção da vida.
Os organismos vivos são estruturalmente complexos e diversificados. Todavia, muitas características são comuns a todos eles. Todos fazem usodas mesmas espécies de moléculas complexas e extraem a energia do meio ambiente para as suas funções.
Os componentes celulares são divididos em dois grupos de compostos químicos:
* Os compostos inorgânicos são formados por moléculas pequenas e não dispostas em cadeias carbônicas.
* Os compostos orgânicos são compostos de cadeias carbônicas, formando substâncias mais complexas.Composição inorgânica: compostos minerais
As substâncias inorgânicas incluem moléculas pequenas e encontradas facilmente no ambiente, como a água e sais minerais.

Água: molécula da interação.

A água é a substância existente em maior quantidade em todas as células e organismos, pois constitui um meio necessário para a ocorrência das reações químicas celulares. Sua proporção varia de acordo com aespécie, a idade da célula e a atividade celular. Por exemplo, no ser humano, a proporção é de aproximadamente 70% da massa corpórea; nas águas vivas, cerca de 97%. As células nervosas apresentam maior atividade e, por isso, possuem entre 80% e 85% de água; as células dos tecidos menos ativos, como o tecido adiposo, apresentam 15% de água. Quanto á idade, sua proporção é inversamente proporcional, ouseja, os indivíduos mais jovens possuem mais água no organismo; e os mais velhos, menos. O percentual é maios das células embrionárias. Os animais obtêm água por ingestão direta e por meio do consumo de alimentos. Nas plantas, ocorre absorção por meio das raízes. A queda da quantidade de água no corpo dos seres vivos pode provocar desidratação. Dependendo da quantidade perdida (semreposição),graves problemas podem ocorrer no organismo humano, como a deficiência da atividade dos rins.

Funções biológicas da água
* Considerada solvente universal, dissolve diversas substâncias, como sais minerais, proteínas, hormônios, carboidratos, etc., formando líquidos importantes do corpo (sangue, linfa, suor e urina) e do organismo de outros seres vivos.
* Possibilita as reações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bioquimica celular
  • Bioquimica celular
  • BIOQUIMICA CELULAR
  • Bioquímica Celular
  • Bioquímica celular
  • bioquimica celular
  • bioquimica celular
  • Bioquímica Celular.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!