Qualidade de software

Páginas: 16 (3893 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Qualidade de Software
1. Resumo
O objetivo desse trabalho é explanar um conjunto de características sobre a qualidade no desenvolvimento de um sistema ou aplicação seja ele voltado para desktop ou um sistema web, tendo como idéia principal a melhoria contínua do software a serem desenvolvidos, através da aplicação de conceitos sobre atributos de qualidade, métricas de qualidade de software,sistemas de gerenciamento de qualidade e as revisões de software que devem ser realizadas.
2. Introdução
O principal objetivo da engenharia de software é auxiliar a produzir softwares e aplicações de qualidade. O conceito sobre qualidade de software e suas métricas surgiram em meados da década de 70 e de lá para cá vem se aperfeiçoando cada vez mais com o objetivo de auxiliar no processo dedesenvolvimento de aplicações e Softwares, mas não são bem aceitos por todas as pessoas envolvidas em um projeto de desenvolvimento.
Em determinados projetos e ou empresas a atividade de verificação e validação do software está diretamente relacionada à garantia de controle de qualidade de Software, ou seja, é uma coisa só, em outros projetos ela são distintas, entretanto, a garantia de qualidade e osprocessos de verificação e validação de software devem ser atividades distintas. A garantia de qualidade é uma função gerencial, enquanto que a validação e a verificação são processos técnicos no desenvolvimento de software.
Dentre os modelos de gerenciamento de controle de qualidade de software mais conhecidos estão o Capability Maturity Model (CMM) e o ISO 9000-3, que foram motivados pelasfalhas nos processos de gerência e manutenção durante o desenvolvimento de software.

3. Conceitos de Qualidade
Existem diversas definições sobre qualidade de software, muitas pessoas tomam como definição que esse tipo de qualidade é estar conformidade com os requisitos do cliente enquanto que outros definem como antecipar e satisfazer os desejos dos clientes e outros ainda tomam por qualidadeescrever tudo o que se deve ser feito e fazer tudo o que foi escrito.
Segundo a NBR ISO 8402 que é a atual norma brasileira sobre o assunto, qualidade é definida como a totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas. Entidade é o produto propriamente dito, as necessidades explícitas são as próprias condições eobjetivos propostos pelo produtor enquanto que as necessidades implícitas são condições mais subjetivas , como as diferenças entre as necessidades dos usuários, a evolução no tempo, as implicações éticas, as questões de segurança entre outros critérios.
3.1. Qualidade
Qualidade de projeto se refere a características que projetistas especificam para um item (performance, tolerância, etc.). O enfoquemaior é nos requerimentos, na especificação e no projeto do sistema.
Qualidade de conformidade é o grau no qual as especificações do projeto são seguidas durante o processo de desenvolvimento. O enfoque maior é na implementação.
Uma definição de qualidade de software que se encaixa no escopo deste artigo é: “conformidade a requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, a padrõesde desenvolvimento claramente documentados e a características implícitas que são esperadas de todo software profissionalmente desenvolvido” [Pressman95].
3.2. Controle de Qualidade
Pela definição da ISO, controle de qualidade é “a atividade e técnica operacional que é utilizada para satisfazer os requisitos de qualidade”.
O controle de qualidade é feito através de uma série de inspeções,revisões e testes, usados através do ciclo de desenvolvimento para garantir que cada trabalho produzido está de acordo com sua especificação/requerimento. Portanto, o controle de qualidade é parte do processo de desenvolvimento e, como é um processo de feedback, ele é essencial para minimizar os defeitos produzidos.
3.3. Garantia de Qualidade
A garantia de qualidade de software não é algo com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade de Software
  • Qualidade de software
  • Qualidade de software
  • Qualidade de software
  • Qualidade de Software
  • qualidade de software
  • Qualidade de software
  • Qualidade de Software

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!