Psicologa

Páginas: 2 (311 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Conhecimento em avaliação psicológica

O objetivo do estudo é avaliar o conhecimento, sobre a avaliação psicológica, dos estudantes de psicologia.
AP(avaliação psicológica) é umprocedimento que levanta informações sobre questões psíquicas de uma pessoa. A avaliação deve conter informações, que sugiram o processo de tomada de decisão de alguém, em um determinado momento.
Éessencial na formação de um psicólogo e deve comtemplar várias disciplinas. No senso comum, é confundida com aplicação de testes psicológicos. Porém, essa ideia existe até em pessoas com formação empsicologia. Muitos por, ainda, colocarem técnicas de avaliação como único curso que represente a AP.
O conselho regional de psicologia organizou um evento, para falar sobre o descaso dos psicólogoscom os testes. No Brasil, até 2003, a maioria dos testes não tinham condições para o uso cientifico assegurado. Os resultados da preocupação do conselho, resultou em, hoje em dia, ter uma boaliteratura sobre a AP, porém nas universidades, professores ainda utilizam dos métodos próprios e antigos e essa literatura é desconhecida por muitos.
Para avaliar os efeitos desse posicionamento dosprofessores, na visão dos alunos, sobre a AP, foi feito um teste em universitários de SP e RS, com idade média de 24 anos, entre eles homens e mulheres. O teste tinha 45 questões dicotômicas, sobre oconceito da avaliação psicológica, aprendizagem e uso de instrumentos. Após a autorização o teste foi aplicado coletivamente em sala de aula e então, os dados foram lançados em uma planilha eletrônicapara ser analisado.
Como resultado viram, que os estudantes tem como visão, que a avaliação psicológica é somente um ensinamento da aplicação de testes. Logo é preciso reformular o estudo de APnas universidades.
A avaliação psicológica é cada vez mais vista com importância pela sociedade, porém as universidades, que são a base dos profissionais na área, ainda não dão a devida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologa
  • psicologa
  • psicologa
  • Psicóloga
  • Psicologa
  • Psicóloga
  • Psicóloga
  • Psicóloga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!